NA ÚLTIMA GRANDE ESTIAGEM FOI PRECISO PUXAR ÁGUA EM CAMINHÃO PIPA PARA DESPEJAR NO RIO QUE ABASTECE SÃO JOAQUIM
Se depender da Casan, os perrengues enfrentados na última grande estiagem (virada de 2020 para 2021) não devem se repetir. Isso em relação à área urbana de São Joaquim onde a Casan precisou puxar água do rio Lava Tudo em caminhões pipa para despejar no rio Antonina, de onde o líquido é captado para tratamento e distribuição. A solução para que isso não volte a ocorrer é o investimento de R$ 4,4 milhões da Casan numa nova ETA – Estação de Tratamento de Água. A estrutura vai armazenar 3 milhões de litros de água para atender a população, prevenindo escassez nas torneiras.
Cena que se tornou comum no verão de 2021: Depois de captada no rio Lava Tudo e em açudes próximos, a água era despejada às margens da SC-114 e se dirigindo para o rio Antonina.
CORREIA PINTO
Além de São Joaquim, a Casan confirma investimentos em Correia Pinto onde serão instalados quatro reservatórios para coletar 1.200.000 litros de água nas diferentes regiões da cidade. Não há notícia, ainda, sobre o que a Casan prevê de novidades para reforçar o abastecimento na área urbana de Campo Belo do Sul que enfrenta falta de água regularmente no verão.