HÁ 60 ANOS INICIOU A ARTICULAÇÃO PARA CRIAÇÃO DAQUILO QUE É HOJE O CAMPUS DA UDESC DE LAGES
Quando se observa que algumas demandas na Serra Catarinense levam tempo, há exemplos de que isso não é de hoje. A própria história do campus da Udesc de Lages – o CAV – que comemora meio século de existência, reporta a essa demora. Consta que em janeiro de 1963 – há 60 anos – o então governador Celso Ramos enviou expediente ao Conselho Estadual de Educação demonstrando propósito de criação dos cursos de Agronomia e Veterinária em Lages.
O TEMPO PASSOU…
Quando assumiu como prefeito em 1969, Áureo Vidal Ramos – o último dos Ramos a ser prefeito de Lages – instituiu uma comissão para cuidar do estudo para a viabilização dos cursos pretendidos pelo então governador Celso Ramos, seis anos antes. No mês de março de 1973, último ano de sua gestão como prefeito, 10 anos após o pedido do governador Celso Ramos, o então prefeito Áureo Vidal Ramos testemunhou o Conselho Estadual de Educação criar o Curso de Medicina Veterinária em Lages. O Curso de Agronomia veio ao mundo depois de uma autorização do então Presidente João Figueiredo e a primeira turma começou a frequentá-lo em março de 1980.
ALGUNS DOS DIRETORES DO CAV
Durante as homenagens na Alesc aos 50 anos da CAV lá estiveram alguns dos gestores que conduziram a instituição lageana. Não estavam presentes os professores Ademir Mondadori e Sérgio Dalagnol que se formaram no Curso de Medicina Veterinária, depois se tornaram docentes e chegaram à direção do campus. E chama atenção a ausência de referência aos primeiros diretores da instituição, a partir da criação em 1973, que têm a mesma importância na atuação para tornar o CAV a referência que é atualmente.
O atual diretor André Thaler Neto, juntamente com os ex-diretores Clóvis Gewehr, João Fert, Cleimon Dias, Adil Vaz e Paulo Cassol
EM TEMPO
Quando das comemorações dos 50 anos do CAV em fevereiro deste anos produzidos o post que você pode acessar aqui! que destaca a cronologia dos cursos implementados no campus da Udesc em Lages