Geral

Chuva de 10 dias em 1 hora em Lages

SÃO OS DADOS TÉCNICOS E OFICIAIS QUE INDICAM QUE A CHUVA DA NOITE DE SEGUNDA-FEIRA, 16, FOI ABSOLUTAMENTE FORA DA CURVA

A cobertura em tempo real da Rádio Clube FM de Lages e de suas plataformas digitais, em um trabalho que entrou noite a dentro, com mais de 2 horas de atuação da equipe, deram ideia dos reflexos para a cidade da chuva excepcional que caiu sobre o solo lageano especialmente a partir das 20h30min da segunda-feira.

RIO CARAHÁ

Nunca antes se testemunhou o referido rio transbordar e inundar os dois lados da avenida Carahá, como se visualizou a noite de segunda-feira, 16. Houve alagamento em ruas com baixadas, córregos e riachos que cortam a cidade. A maioria desses córregos e riachos desagua nos rios Carahá, Passo Fundo e Ponte Grande.

DADOS TÉCNICOS DO TORÓ

A chuva torrencial não durou mais de 1 hora. Mas foi o suficiente para evidenciar que nenhuma obra de contenção seria suficiente para impedir os transbordamentos, alagamentos e estragos. E os dados técnicos confirmam isso. Nesses 60 minutos choveu mais que a média para janeiro de 10 dias. Ou seja, caiu em uma hora a chuva que em média atinge a cidade em 10 dias.

Esse é o boletim de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina alguns minutos depois das 10 da noite. Lages apresenta 56 milímetros de chuva. Cita no boletim 6 horas porque a Defesa Civil soma o acumulado a cada 6h. Entretanto esse quantitativo foi apenas no início da noite em cerca de 1h de chuva torrencial.

Acima a média de precipitação pluviométrica por mês no início do ano. São cerca de 150 milímetros de chuva ao mês, sendo que um terço disso jorrou sobre Lages em 1h na noite da segunda-feira, 16.

Mais informações de dados pluviométricos direto na fonte aqui © WeatherSpark.com

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *