GOVERNADOR TROCOU O DEPUTADO DA EQUIPE E REMANEJOU PEÇAS DENTRO DO COLEGIADO
Não se trata de uma mudança política eleitoral com vistas às eleições de 2024. Mas uma alteração técnica dentro do time por circunstâncias diversas. Prova de que não é mudança política é o fato de nomes como Carmen Zanotto que toca a Saúde seguir Secretária de Estado nos próximos 95 dias. Se houver desincompatibilização é coisa lá para a primeira semana de abril.
Esse retrato completou um ano. Mas a troca política na equipe, com a possível saída de Carmen Zanotto da função, é coisa para abril
REMANEJAMENDO DENTRO DE ÁREAS
Moisés Diersmann deixou a Secretaria de Administração e assume o Ciasc. É pessoa de confiança e da relação pessoal do governador Jorginho, dos tempos da política no Meio Oeste. Diersmann foi vereador e prefeito em Luzerna ali perto de Joaçaba.
Diersmann, o Moisés de Jorginho, troca a Administração pelo IPREV na mudança promovida pelo governador de SC
AMIGO DO BESC
Vânio Boing assume o lugar de Diersmann na Administração deixando a presidência do IPREV. É um técnico daqueles que conhecem a máquina pública. Para o lugar de Boing no Instituto de Previdência do Estado, o governador Jorginho chamou um amigo e técnico: Mauro de Oliveira. O novo presidente do IPREV atuou por 26 anos no antigo BESC, onde Jorginho também foi funcionário nos tempos idos.
MAIS MUDANÇA
Renato Dias Marques de Lacerda comandará a SCPAR, a empresa estatual catarinense. Substitui o primeiro a deixar a equipe de Jorginho: Alexandre Amin Salum Júnior. Marques de Lacerda é servidor de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda onde já atuou inclusive como secretário da pasta.
Coronel Armando que pode se tornar Deputado Federal caso Carol Di Toni (sempre acho um motivo para colocar a foto dela) concorra e seja eleita Senadora no lugar de Jorge Seif (sim, existe essa hipótese), deixou a Defesa Civil. O primeiro suplente a Federal do PL será substituído pelo também Coronel Fabiano de Souza.
João Paulo Gomes Vieira (no retrato acima), de conhecimento vasto na área de publicidade e marketing substitui João de Biasi na Comunicação de Jorginho Mello. Aliás, uma Comunicação que não vinha mal porque entrega a Gomes Vieira um governador com 70% de aprovação. As novas mídias que já são ponto forte de De Biasi se constituem especialidade do novo Secretário da Comunicação de SC, João Paulo Gomes Vieira.
Sargento Lima deixa o parlamento. Ele é o ‘sacrificado’ da bancada do PL para manter Peixer, o suplente entre os integrantes do partido na Alesc. Soratto Júnior deixou a Casa Civil e Lima assume a Secretaria de Estado da Segurança Pública com perfil mais ligado à PM onde atuou por 18 anos.
PAI E FILHO
Filipe Mello, o filho do homem, assume a principal secretaria de articulação do governo do Estado. Advogado ‘praticante’, é bom desde o princípio deixar claro que não há nepotismo na ocupação da função visto que os cargos de livre nomeação podem ser ocupados por parentes, desde que esses tenham qualificação para tanto. Como experiência, Filpe Mello traz atuação como Secretário de Administração e Casa Civil no governo de Floripa. Atuou ainda em áreas de Planejamento, Assuntos Internacionais e até Turismo, Cultura e Esporte na Capital.
Governador Jorginho com o filho Bruno (direita) e seu braço direito na Casa Civil, Filipe Mello, o advogado que é especialista também em articulação política