A RÉPLICA DE UM DOS VESTIDOS DA HEROÍNA DOS DOIS MUNDOS ESTÁ SENDO RESGATADA EM BRUSQUE
Lages tem toda a pregação de ser a cidade onde nasceu Anita Garibaldi – oficialmente Laguna é a terra natal da heroína -, mas segue indiferente a ações que enalteçam o que essa mulher guerreira representa no contexto da história. Não há bairro, região ou referência em Lages com o nome de Anita Garibaldi. E nas estátuas e movimentos espalhados pela paróquia, nenhuma referência à ‘filha ilustre’. E outras ações que também poderiam enaltecer a figura histórica não têm eco em Lages. Exemplo disso é que coube a um Centro Universitário de Brusque uma tarefa nesse sentido.
RÉPLICA DO VESTIDO
A partir de uma pesquisa internacional está sendo elaborada por um dos cursos do Unifebe – Centro Universitário de Brusque, réplicas das vestimentas de Anita Garibaldi, especialmente um vestido. A própria reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, detalhou ao providência ao presidente da Câmara de Vereadores do município de Anita Garibaldi, Cláudio Pires.
O QUE DIZ A REITORA GLATZ
“Após concluirmos a reprodução do traje, algumas réplicas serão destinadas às cidades e museus que preservam a história da heroína dos dois mundos. O intuito é que a roupa inspire novas pesquisas e contribua para a manutenção do legado desta importante personagem de nossa história”.
Na visita, a reitora apresentou ao vereador Cláudio Pires uma amostra do tecido que está sendo confeccionado pela empresa Têxtil RenauxView e que dará vida ao traje completo de Anita Garibaldi.
ANITA USAVA VESTIDO?
Também usada vestido. Mas pelos relatos históricos – não há fotos da época – os trajes das lidas de Anita Garibaldi, acompanhando Giuseppe nas peleias farrapas, eram predominantemente túnicas brancas, bombachas azul-marinho e botas pretas. Esse estilo de roupa era para facilitar os longos deslocamentos a cavalo que eram feitos na defesa dos ideais farroupilhas.