RELATO APONTA SITUAÇÃO QUE EVIDENCIA ANGÚSTIA PARA QUEM BUSCA PROCEDIMENTOS
Cidadão foi trazido por familiares de uma distância superior a 100 km aqui da Serra Catarinense por causa do agravamento de problemas de pulmão. Diagnosticado, avaliado, precisaria de um procedimento (cirurgia). Na segunda-feira, 06, voltava para casa no aguardo:
– Não tinha UTI disponível em Lages. E agora não tem anestesista no Hospital Tereza Ramos. Tivemos que retornar para casa e aguardar!
SITUAÇÃO POSTA
A fala acima é do filho do paciente que não conseguiu dar andamento a procedimentos de saúde do pai devido a ess situação de espaços em UTI e, principalmente, a falta de anestesista. Informação não oficial aponta que dos quatro anestesistas que se constituem o quadro de profissionais dessa área no Hospital Tereza Ramos, a instituição estaria com apenas dois. Enquanto se busca resolutividade a situações importantes, mas não tão urgentes, realidades imediatas têm esse cenário descrito em Lages.
O Tereza Ramos é o maior hospital público da Serra Catarinense e há indicativo da necessidade de mais profissionais em determinadas áreas para o atendimento pleno. A questão de anestesistas evidenciam tal realidade.