COM VOTOS DE UNS VALENDO MAIS QUE DE OUTROS A DISPUTA ELEGEU UM DOUTOR EM FÍSICA COMO REITOR
Embora de fácil entendimento, o fato do voto de professores, técnicos e alunos terem peso diferentes, a disputa eleitoral para a reitoria da universidade pública de Santa Catarina – Udesc – parece aquelas eleições americanas onde é preciso entender os detalhes que cercam o certame: Os votos dos professores representam 50%. Os votos dos servidores (técnicos) 25% e dos acadêmicos outros 25%. Após a votação é feita a computação do resultado e se chega ao chamado coeficiente eleitoral de cada candidato (chapa).
QUEM VENCEU PARA O QUADRIÊNIO
Na disputa eleitoral deste ano, o novo reitor eleito para tomar posse em 12 de abril obteve coeficiente eleitoral de 0,3932. Trata-se do candidato de oposição em relação à atual gestão, professor José Fernando Fragalli que fez dobradinha com a professora Clerilei Bier. Eles derrotaram no segundo turno a chapa oponente que tinha Letícia Sequinatto e Leonardo Secchi, os quais conquistaram o coeficiente eleitoral 0,3763.
Professores Fragalli e Bier foram eleitos reitor e vice-reitora da Udesc para o período de abril de 2024 a abril de 2028