Geral

Como cuidamos dos que nos cuidam?

DETALHADO O PROJETO REALIZADO DESDE ABRIL PARA ATENDER PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA LINHA DE FRENTE DO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA EM LAGES

Projeto Cuide de Você tem parceria de voluntários e estruturas como a Secretaria da Saúde de Lages e Órion Parque Tecnológico. Propósito é oferecer apoio à saúde mental dos profissionais que atuam diretamente no enfrentamento à Covid-19 nos hospitais Tereza Ramos, Nossa Senhora dos Prazeres, Seara do Bem, Samu e UBS.

A LINHA DE AÇÃO

Dentre os serviços oferecidos gratuitamente estão o atendimento psicológico, parapsicologia clínica, práticas integrativas e complementares em saúde (como acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, reiki, ventosa terapia), de forma presencial ou à distância, além de conversas virtuais de modo a reduzir o estresse e a alta carga emocional aos quais os funcionários estão expostos diariamente durante a pandemia.

INFORMAÇÕES NA CÂMARA

Atendendo convite do presidente da Câmara, Gerson dos Santos, foram ao legislativo abordar a iniciativa a psicóloga, professora e gestora de Programas e Ações no Órion Parque, Júlia de Sousa Rodrigues, e a psicóloga Cintia Menezes Raizer. O projeto tem 28 pacientes e 18 profissionais cadastrados voluntariamente para participar do serviço em quase três meses de atividades.

AS PROFISSIONAIS EXPLICAM

CINTIA RAIZER – “Entrei em contato com profissionais psicólogos da área privada e percebi que a vontade de ajudar era muito grande. Uma conversa ajuda muito e nós sabemos como lidar com a dor, a angústia, a aflição das pessoas para com esta situação da pandemia”.

 JÚLIA RODRIGUES – “Este é um projeto construído por várias mãos e por pessoas voluntárias que pensam no bem-estar dos profissionais da saúde, enfermeiros, médicos, motoristas, pessoas da farmácia, da recepção, todos os que estão enfrentando esse receio. A intenção é oferecer um pouco mais de bem-estar e qualidade de vida a estas pessoas”.

Médico, conhecedor da realidade enfrentada pelos profissionais da saúde, nesse momento desafiador aos mesmos, o vereador Heron Souza articulou até moção para que haja atenção maior do poder público aos que cuidam daqueles com Covid-19. Ele observa que se sentiu prestigiado pela presença dos profissionais expondo essa linha de trabalho na Câmara, durante a iniciativa do Presidente Gerson (centro).

Post colaborativo com Alex Branco e Everton Gregório – Câmara Lages

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *