Geral

Covid-19: Lages suspende teste rápidos

INCONSISTÊNCIAS NOS RESULTADOS LEVARAM À MEDIDA

Representantes de entidades, vereadores e até integrantes da comunidade vinham sugerindo – e pressionando – para que Lages passasse a aplicar testes rápidos da Covid-19 em grupos de risco. Essa se constitui na estratégia mais eficaz de monitoramento e controle da pandemia pela possibilidade de isolar pessoas positivadas.

PRIMEIRA SEMANA

Efeito imediato da testagem nesta primeira semana foi o aumento do número de casos. E a situação é justificada porque os testes focaram parentes daqueles diagnosticados com a doença e profissionais potencialmente expostos. Lages chegou a 167 casos, praticamente dobrando o número em uma semana.

INCONSISTÊNCIA

Para a retomada do transporte coletivo nesta segunda-feira, 08, profissionais da Transul foram submetidos a testes rápidos. Alguns apresentaram resultado positivo. Como não integrantes de grupo de risco e assintomáticos, a empresa providenciou testes em laboratórios da rede privada. Qual não foi a surpresa que aqueles positivos no teste rápido não tiveram o diagnóstico confirmado na rede privada. Ao todo 12 testes destoaram os resultados.

CERON SUSPENDE

Diante das inconsistências a prefeitura de Lages – conforme antecipou o programa A Hora da Corneta na Clube FM da sexta-feira -, decidiu suspender a testagem rápida. Em nota se informa que os testes foram adquiridos de empresa credenciada na Anvisa. Por causa das 12 inconsistência veio a decisão, conforme a nota do Paço:

“O prefeito Antonio Ceron determinou a suspensão imediata dos testes e intimou a empresa fornecedora a estar em Lages já no início da próxima semana para prestar os devidos esclarecimentos”.

O retorno dos testes rápidos dependerá dos desdobramentos desse diálogo entre técnicos da Secretaria da Saúde de Lages e gestores da empresa fornecedora dos kits.

Compartilhe

1 comentário para: “Covid-19: Lages suspende teste rápidos”

  1. Parabéns pela pagina, primeira vez q vi informaçoe precisas e atualizadas inclusive por bairros do covid19
    afinal e isso que precisamos saber ate para nos cuidarmos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *