Geral

Covid-19: Outros dados de Lages

DADOS QUE O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO INFORMA SOBRE A DOENÇA EM LAGES

Levantamento identifica o histórico de saúde dos pacientes acometidos da Covid-19. Observa-se, por exemplo, que a maioria dos infectados não apresenta doenças pré-existentes, mas a maioria que perde a vida tem alguma doença anterior.

Esse gráfico indica que dos quase 8 mil casos em Lages, apenas 20% dos pacientes possuem algum tipo de doença crônica. Mas dos 126 mortos, apenas 11% não possuía doença pré-existente. Os outros 89% tinham histórico de doenças pré-existentes.

Daquelas pessoas que perdemos para a Covid-19, a ampla maioria precisou de UTI e, mesmo internadas, acabaram falecendo. Dos 126 casos, apenas 15 vieram a óbito sem internamento em UTI

Nenhum óbito em Lages tem menos de 30 anos. A maioria das vítimas fatais tem entre 70 e 79 anos

Ao todo 91 crianças foram diagnosticadas com a doença. A quantidade de jovens com a doença é relativamente pequena

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A maioria daqueles que atuam na área é do setor privado (laboratórios, clínicas, consultórios) e depois os hospitais apresentam o maior número de casos. Profissionais que atuam na Secretaria da Saúde somam 153 casos e preocupa que 31 trabalhadores de casas asilares foram diagnosticados com Covid-19. Esses números são de casos diagnosticados, mas a maioria já se recuperou e está de volta às atividades.

Gráfico apresenta a origem dos 781 profissionais de saúde que acabaram contaminados pela Covid-19.

ESCLARECENDO A INTERNAUTA:

UM EM CADA CINCO FEZ EXAMES?

Internauta que se identifica como Samara Ribeiro escreve:

“Não sei de onde tiraram essa que a cada 5 lageano, um fez exames do Covid-19. Na minha casa e dos pacientes ninguém fez. Na empresa que trabalho nenhum funcionário ou familiar fez. Então de onde saiu essa conta? Ontem Lages tinha um dado. A Secretaria de Estado tem outro. Agora outra mentira que em cada 1 X 5 fez exames (sic!). Por isso que a população não esta mais acreditando”.

MINHA QUERIDA, ASSIM…

Essa conta quem fez fomos nós e não o poder público. E até você faria essa conta e chegaria ao mesmo número. Vamos lá: Lages tem oficialmente 158.000 habitantes, dividindo essa quantidade pelos 28.730 casos investigados (testados) chegamos a um lageano examinado para cada cinco viventes da paróquia. Para ser mais exato é um exame para cada 5,49 paroquiano. Não tem mentira. Se cuida que está valendo!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *