Geral

Covid-19: Todos temos opinião, não solução

Do ex-prefeito Décio Ribeiro a médicos especialistas que cuidam além da pele e até cidadãos comuns sem conhecimento técnico da área da saúde, como o vereador Jair Júnior, tem surgido nas redes sociais – e além delas – uma série de posicionamentos. Algumas com sugestões, outras com críticas sobre a gestão da crise da pandemia em Lages.

SOU FAVORÁVEL, MAS NÃO SEI

Algumas observações têm nossa concordância, mas no simplismo da opinião. Não pelo conhecimento. Por exeplo, o fechamento geral de supermercados, postos de combustíveis e estabelecimentos diversos aos domingos. Entendemos que causa aglomeração na véspera (sábado). Mas é mera opinião. Não temos dados técnicos que embasem o que opinamos.

TRATAMENTO PRECOCE

A gente que vive na angústia de daqui a pouco um integrante da família – ou nós mesmo – precisar de internamento hospitalar por causa da Covid-19, vemos no tratamento precoce uma luz. Sabemos que cientificamente não há nada que dê segurança nessa estratégia. Mas nosso hipocondrismo defende até inconscientemente algo que estanque a angústia pelo risco que a doença provoca.

AMBULATÓRIO EXCLUSIVO

Defensor do uso de ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina para tratamento da Covid-19, o médico Décio Ribeiro defende até a instalação de um ambulatório exclusivamente para tratar a doença na Uniplac com supervisão do curso de Medicina. Tem algum modelo semelhante operando no Brasil ou no mundo? Mas a ideia na teoria soa interessante.

E NO MEIO DE TUDO ISSO…

Os gestores de saúde precisam exercitar a ponderação diante de tantas sugestões. Com exceção do vereador Jair Júnior que chamou o prefeito de covarde em relação à política de enfrentamento à Covid-19 (e daí isso sai da esfera de gestão da crise e entra no acirramento político – algo desnecessário neste momento), as opiniões em geral têm sentido. As sugestões da mesma forma. Nada é solução. Até porque a solução é a vacina. Resta-nos torcer que as medidas de gestão adotadas tragam não só impressão de segurança, mas redução dessa angústia diante de uma realidade que não tem fórmula mágica para solução.

Lages vive uma crescente de casos e várias opiniões de enfrentamento. Algumas que inclusive concordamos diante dessa angústia decorrente da realidade de estarmos convivendo com uma realidade que deixa todos angustiados e imponentes perante à situação.

Compartilhe

1 comentário para: “Covid-19: Todos temos opinião, não solução”

  1. Parabéns Edson pelo texto! Sensato!
    É exatamente isso: “todos temos opinião, não solução”.
    Se existisse solução, os grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais, as universidades mais renomadas do planeta, os governos dos países mais ricos do mundo,… não estariam gastando milhões e milhões para encontrar a solução. Acreditar que eles não sabem a solução, mas “eu sei” é muita ingenuidade (ou uma gigantesca prepotência) .
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *