Geral

100 milhões de campos de lavoura

INFORMAÇÃO INDICA 40 MIL TONELADAS DE GRÃOS NA COXILHA RICA

Sempre que a gente recebe números carece de interpretar e traduzir, até para dar uma dimensão mais exata do que estamos vendendo como informação. Vem da Prefeitura de Lages a informação de que a safra que estará sendo colhida no cinturão da Coxilha Rica tem incremento em relação à anterior, chegando a estimadas 40 mil toneladas de grãos.

10.000 HECTARES

Em termos de áreas plantadas, informação é de que são cerca de 7 mil hectares de lavouras cultivadas por produtores ligados à Copercampos e outros 3.081 hectares dos associados da Cooperplan, as duas principais cooperativas que operam nos descampados de Lages e Capão Alto, na área que abrange a Coxilha Rica.

SOJA…

Considerando essa soma de 10.081 hectares, significa, traduzindo para as metragens de áreas que o lageano entende bem, temos, portanto 100 milhões de campos transformados em lavouras de soja, feijão, pipoca e milho. A soja predomina, naturalmente, inclusive por causa do excelente preço.

A soja lidera a área plantada na Coxilha Rica. A região tem atualmente o equivalente a 12% da área plantada em Campos Novos

COMPARATIVO

Campos Novos possuía em 2019 (dados do IBGE) uma área plantada de 83.150 hectares. Mais da metade dessa imensidão (55,5 mil hectares) somente de soja. Em números absolutos, num comparativo com a Coxilha Rica chegando a 10.000 hectares, significa que a região de Lages tem menos de 12% de área plantada em relação ao principal celeiro agrícola catarinense, que é Campos Novos.

Foto: Toninho Vieira – Ascom/PML

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *