Geral

Crianças: Adesão à vacina aumenta

AUMENTA, MAS NÃO MUITO. OS DADOS FECHADOS DO MÊS DE FEVEREIRO INDICAM QUE 37% DO PÚBLICO ALVO ENTRE 05 E MENOS DE 12 ANOS RECEBEU A PRIMEIRA DOSE

A partir da retomada da vacinação contra a Covid-19 após o recesso de carnaval, Lages adota uma nova dinâmica para fazer com que o imunizante chegue ao público infantil. O mesmo roteiro que prevê vacina aos adultos nas UBS também inclui a possibilidade de imunizar crianças na faixa etária entre 5 anos completos e menos de 12 anos. A iniciativa, segundo o secretário Claiton Camargo de Souza (Saúde) é permitir que os pais ou responsáveis levem os pequenos para tomar a vacina, sem ficar dependendo de horários e cronogramas no Tito Bianchini, onde há a manutenção dos serviços também.

10% DA POPULAÇÃO É DESSA FAIXA ETÁRIA

Se pagarmos os 157.309 habitantes que o IBGE estimou para Lages no ano passado, um pouco menos de 10% desse quantitativo possui entre 5 e 12 anos. Daí que a Secretaria da Saúde trabalho com tal público alvo para acessar a imunização diferenciada da Pfizer às crianças. O mês de fevereiro fechou com 5.440 doses aplicadas nesse público, as crianças. A quantia equivale a 37% das quase 15 mil crianças previstas na faixa etária. O secretário Claiton Camargo admite que a procura está aquém do esperado, mas que estão sendo promovidas ações para que os pais tenham maior facilidade para levar os filhos. “Nossa tarefa é disponibilizar e facilitar o acesso às doses. Caberá aos pais fazer o que entendem ser devido”, cita o Secretário de Saúde. Essa adesão mais acanhada à imunização das crianças não é realidade apenas de Lages.

Claiton Camargo e o desafio de apresentar a vacina como solução para minimizar os efeitos da Covid-19 no organismo das pessoas. Ele não tem dúvida que o sistema de saúde só não entrou em colapso no mês de janeiro porque aqueles diagnosticados pela doença apresentaram sintomas mais leves, inclusive nem precisando de internamento hospitalar. E boa parte das vítimas fatais, infelizmente, constitui-se de pessoas que não completaram o ciclo vacinal (três doses) ou se quer buscaram imunização.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *