ALÉM DA SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO SER ALVO DE ATAQUES, HÁ PREGAÇÃO ABSURDA CONTRA APOSENTADOS QUE OCUPAM FUNÇÕES NA PREFEITURA DE LAGES
A política é mesmo uma ‘máquina de moer gente’. Não há como manter o equilíbrio mental, a tranquilidade e o ânimo diante da postura de ataque que alguns agentes públicos acabam sendo alvo. O mais recente tiroteio mira a Secretária da Educação de Lages. Não tenho lida e, portanto, nenhuma razão para defendê-la. Como tem gente que quer a função que Ivana Michaltchuk ocupa, há um entendimento burro de que, quanto mais desgastá-la, mais frágil ficará, ao ponto de ser exonerada da tarefa.
OCORRE QUE…
Pesquisar índices que medem a qualidade do ensino em Lages, fazer um comparativo, visualizar se houve melhora ou não, isso embasaria uma crítica à gestão. Mas entrar na seara pessoal, combatendo o gasto com o custeio de deslocamento, hospedagem e despesas de quem está a frente do cargo, é maldade. E infelizmente, setores de imprensa se lançam a dar vazão a esse tipo de política mesquinha. O que querem? Que quem está a serviço retire dinheiro do bolso para custear despesas?
INCLUSIVE
Como a gente conhece o estilão de Antonio Ceron, não será esse tipo de massacre público que fará qualquer integrante de sua equipe balançar na função. Se fosse agir, trocar nomes, pela pressão de imprensa, oposição e redes sociais, o Gringo já teria trocado umas três ou quatro vezes os integrantes do colegiado. Logo, bater ou combater alguém que estão na função pública, por motivos pessoais, não dá resultado. E como quem faz isso não tem inteligência para um embasamento técnico, exteriorizando dados e, principalmente, mostrando a cara, tal estratégia não surte efeito.
OUTRO ABSURDO MEDONHO
Na mesma linha de criticar questões pessoais da professora Ivana, lançam-se a combater a presença de aposentados na equipe de Ceron. Ora bolas, comissionado é uma função de livre nomeação do prefeito. Desde que não haja impedimento legal da pessoa ocupar a função, não adianta usar esse tipo de discurso preconceituoso (contra os aposentados) de que esses não deveriam estar atuando. Até porque, mais da metade dos integrantes do colegiado do Gringo é aposentada. E embora a aprovação popular do prefeito, não seja lá essas coisas, a aprovação do governo de Ceron é muito boa, superando os 60%. E quem faz essa gestão ser boa, além do prefeito, é o grupo de aposentados que está na peleia.
QUEM SÃO OS APOSENTADOS DO PAÇO
Apenas para não ficarem ‘crucificando’ A ou B por estarem secretários, mesmo com aposentadoria, saiba-se que no colegiado de Ceron a ampla maioria é aposentada. Eis a relação:
Aldo Honório – LagesPrevi
João Alberto Duarte – Obras
Ivana Michaltchuk – Educação
Sargento Pacheco – Defesa Civil
Delfes Rodrigues – Meio Ambiente
Luiz Henrique de Souza – Segurança
Marli Nacif – Políticas Públicas da Mulher
Antonio Cesar Arruda – Administração e Finanças
E não e muito menos haverá lei barrando que um aposentado seja nomeado como comissionado. E esse discurso de que tem gente desempregada, enquanto aposentados estão ‘fichados’ é mesquinho. É preconceituoso contra aqueles que mesmo após trabalharem e adquirirem o direito à aposentadoria, optam por continuar na ativa. Isso acontece em várias áreas. Não apenas no setor público!