SERRA CATARINENSE NÃO FOI CONTEMPLADA COM DEMANDAS COMO A RODOVIA ENTRE CORREIA PINTO E PALMEIRA
A notícia positiva é que o Programa Estrada Boa lançado pelo governador Jorginho Mello prevê 60 tipos de ações diferentes. Vão desde implantação da rodovia, revitalização, até construção de viaduto e duplicação de estradas estaduais. Para a Serra Catarinense a chateação reside no fato de que uma demanda aguardada, seguirá na fila de espera. Trata-se da pavimentação da SC-284 entre Correia Pinto e Palmeira. A rodovia entre os dois municípios tem projeto (pago pela Klabin) e até empresa de supervisão da obra foi licitado no governo Moisés.
ENTRETANTO
No anúncio do programa Estrada Boa, a referida rodovia não aparece. Enquanto deputados diversos aparecem ao lado do governador Jorginho comemorando conquistas para as suas regiões. Os deputados da Serra Catarinense não demonstraram qualquer ação para que a SC-284 saísse do papel.
Deputado Caropreso (PSDB) com o governador Jorginho faceiro porque houve atendimento aos investimentos reivindicados pelo parlamentar, como as obras na duplicação entre Jaraguá do Sul e Guaramirim; a reabilitação da SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba; a continuidade da revitalização da SC-110, entre Pomerode e Jaraguá do Sul; e a pavimentação da SC-414, que interliga os municípios de Luiz Alves, Massaranduba e Blumenau, foram incluídas no pacote de R$ 2 bilhões de investimentos.
A ESTRADA PALMEIRA A CORREIA PINTO
A pavimentação da SC-284 é de extrema importância, inclusive para o aeroporto de Correia Pinto. Com a estrada pavimentada reduziria 30 km a distância para passageiros do Alto Vale do Itajaí utilizarem os voos daquele aeroporto. Atualmente um deslocamento dos profissionais da Klabin, por exemplo, precisando a vir a Lages até chegar a Correia Pinto, exige um percurso de 62 km a ser percorrido. Com a SC-284 asfaltada essa distância reduz para 26 km.
O QUE TEMOS PARA A AMURES
No programa Estrada Boa há duas demandas contempladas para a Amures. Trata-se de obras na SC-370 sendo o asfaltamento de 5 km em direção à Serra do Corvo Branco (o restante da ligação Urubici à referida serra). E ainda um trecho de 6 km entre Urubici e Rio Rufino. Nesse último caso se acredita que houve um equívoco, visto que o trajeto entre os dois municípios pela SC-370 soma 29 km.
O item 17 do programa Estrada Boa (são 60 itens) prevê a pavimentação de 5,5 km entre Urubici e Grão Pará. Pela realidade do local, acredita-se que seja o trecho a partir de Urubici até a chegada à Serra do Corvo Branco
Em relação ao trecho Urubici a Rio Rufino consta (no círculo em vermelho) apenas 6km. Como ali são 29 km deve ter ocorrido algum equívoco ou a referência é apenas ao contorno de Urubici
OBRA NA REGIÃO DOS LAGOS
No quadro acima consta no item 52 a implantação da rodovia entre Vargem e Abdon Batista. Trata-se de uma estrada que já estava em obras e houve uma desaceleração dos trabalhos com a troca de governo. Mas a expectativa com o novo governo é de que a sequência da SC-452 (Abdon a Anita Garibaldi) entrasse nesse pacote já que é um trecho de chão batido. Mas por enquanto, está fora do radar do Estado.
Esta é a rodovia estadual que terá continuidade entre Abdon Batista e Vargem. A obra é executada pela empresa Setep Engenharia com custo de R$ 100 milhões