Geral

Deputado quer chipagem de cavalos

PARLAMENTAR ENTENDE QUE O SISTEMA PERMITIRIA IDENTIFICAR PROPRIETÁRIOS

“O cavalo que não serve mais para o trabalho pesado, o que ficou doente ou aquele que está diretamente envolvido em colisões é abandonado nas vias públicas”. E para chegar até o proprietário (tutor), o deputado estadual Sérgio Guimarães (União) defende a adoção do sistema de microchipagem. “A microchipagem já é realidade em alguns municípios brasileiros e aqui em Santa Catarina, a referência é Joinville”.

NESSE SENTIDO

Guimarães se reuniu com a presidente da Cidasc, Celles de Mattos. O deputado apresentou o escopo do Projeto de Lei que pretende tornar obrigatório microchipar equinos em Santa Catarina. Na oportunidade, Guimarães destacou o cenário comum em Palhoça, na Grande Florianópolis. Com a proposta parlamentar, será possível conhecer a origem dos animais, propriedade e questões relacionadas à sanidade.

IMPORTANTE, MAS…

Para a presidente do Cidasc, o projeto é um passo importante. Entretanto, Celles reiterou a importância de aprofundar o estudo de como será a aplicabilidade na regra proposta. Entre os motivos, estão a aquisição dos equipamentos e as responsabilidades de fiscalização e como será a compra dos chips. “Não há dúvida que estamos devendo aos catarinenses uma proposta como essa e o projeto é importante, embora precisamos ter cautela para que a lei tenha eficiência”.

Deputado Sérgio Guimarães e o projeto pertinente apresentado na Cidasc. Mas há etapas a serem vencidas em relação à ideia de microchipar cavalos em SC

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *