SEMASA DEFINIRÁ A EMPRESA QUE IRÁ OPERAR O SISTEMA DA COLTA DE LIXO EM LAGES
Uma das licitações mais cautelosas – embora todas têm sido revistidas de cautela e cuidado devido – será aberta nesta quarta-feira, 06. Trata-se daquela que escolherá a empresa responsável pelo sistema de coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos (lixo) em Lages. Houve uma atenção prévia com contratação de uma consultoria independente (equipe Unesc) para elaborar o edital da licitação. O documento passou pela análise dos técnicos do TCE e o certame que seria aberto na sexta-feira passada foi adiado para atender alguns esclarecimentos das empresas interessadas.
ENTENDA A QUESTÃO
Quando venceu a licitação com a Serrana, a prefeitura de Lages realizou um contrato emergencial. A empresa CTA foi contratada para executar os serviços nesse período (de seis meses) até que a nova licitação fosse feita. O edital foi elaborado, filtrado, lançado e agora as empresas interessadas apresentam propostas (considerando as regras do edital). Pelo que se sabe, até a Serrana Engenharia (agora com o nome de Versa) pode participar, assim como a própria CTA. Se não houver recursos daquelas empresas participantes que se sentirem prejudicadas, antes do recesso de final do ano do Paço, o novo contrato será celebrado com a empresa vencedora da licitação. O prazo é de 12 meses, mas prorrogáveis a critério das partes por 5 anos.
A licitação compreende inclusive a destinação do lixo coletado em um aterro sanitário que, pode ser aquele já existente no distrito de Índios.