EMPRESA QUE OPERAVA LAGES A CURITIBA AGORA FAZ PORTO ALEGRE A CANELA/RS
Existe alguma razão que a própria razão desconhece em relação à política de rotas da Azul Linhas Aéreas. Pode ser que em um depois de amanhã desses a empresa anuncie o retorno da operação em Lages, ligando a Serra Catarinense aos grandes centros do País e a gente apenas aplauda porque, na prática, é o que a gente quer. Mas ver a Azul rasgando os céus gaúchos com voos a partir de Porto Alegre para Canela, Torres e outras cidades do interior dos pampas, deixa os lageanos com aquele desânimo no estilo: – Mas é nós, homi do céu?
INAUGURAÇÃO DO VOO
A ligação entre Porto Alegre e Canela, ali na Serra Gaúcha, mereceu solenidade e voo inaugural. E a Azul enviou os registros oferecendo o serviço aéreo desde a capital dos gaúchos até a cidade daquela Catedral quase tão linda quanto a nossa aqui de Lages.

Ronaldo Veras, Assessor da Presidência da Azul, por várias vezes contatado por lideranças de Lages sobre o voo daqui, no registro com autoridades gaúchas na ligação de pouco mais de 100 km entre Porto Alegre e a Serra Gaúcha

Aeroporto respeitável, mas mais modesto que aquele ali na saída para Floripa em Lages, que passa a receber os voos diários em Canela. A Azul justifica a operação na Serra Gaúcha como rotas de alta temporada. Mas a rota de Lages nunca teve ocupação inferior a 70%.
DAÍ…
Qual será o mistério que nos mantém fora do mapa aéreo da Azul?
EXPRESSANDO A EXPRESSÃO
Para que não haja ofendidos diante da expressão Chupa Lages que dá título ao post, o termo, em tese não é pejorativo ao invadir a linguagem popular significando, em regra: Toma. Refere-se ao fato de “se estar em vantagem em relação a”.
Como diz aquele causo envolvendo a advogada que defendia seu cliente idoso acusado de assédio, é melhor não explicar muito para a gente não perder a causa!
A diferença é que no RS o governo reduziu a alíquota de impostos sobre combustíveis, para estimular a aviação regional : https://www.jornalminuano.online/noticia/2020/12/14/governador-assina-decreto-que-fortalece-medidas-de-incentivo-a-aviacao-regional