JUDICIÁRIO CATARINENSE INFORMA SOBRE ENTREGA DE ESCRITURAS DO PROGRAMA LAR LEGAL EM LAGES
Se no noticiário do Paço o assunto ficou em um cantinho, a área de Comunicação do Poder Judiciário de Santa Catarina dá destaque a essa ação social de relevância sem igual. Trata-se da entrega de escrituras para famílias que residem em áreas que detêm posse, mas lhes falta o domínio, ou seja, a escritura. E esse documento está sendo viabilizado pelo programa Lar Legal do Poder Judiciário, numa parceria com as prefeituras. Em Lages foram 134 famílias beneficiadas recentemente e, nesta semana, outras 47 famílias receberam título de propriedade do imóvel onde residem.
QUEM SÃO OS BENEFICIADOS
Os contemplados desta vez em Lages são moradores de seis quadras do bairro Habitação. Esse bairro foi criado lá no final da década de 1970, sendo aos poucos ocupado, mas sem que os moradores tivessem a escritura pública. Daí a iniciativa de dar às famílias o documento que as tornam proprietárias de fato e de direito do imóvel onde residem.
Por parte da prefeitura o trabalho é coordenado pela SEPLAM, sob a gestão do secretário Gabriel Córdova. No registro alguns dos beneficiados com autoridades na entrega dos documentos
‘PULANDO DE TÃO ALEGRE’
“Semana passada, cheguei em casa ela estava pulando de tão alegre. Me abraçou, sorrindo. Achei que tinha ganhado muito dinheiro. O motivo era outro, a entrega da escritura que esperávamos há tanto tempo”, contou o senhor Bertilo Bratfish de 73 anos ao se referir ao comportamento da esposa, dona Eronice Terezinha da Silva, ao saber da notícia que o lugar onde reside agora tem escritura no nome deles. “Tínhamos somente um contrato de compra e venda. Agora, temos um documento que diz que a terra é nossa. Estamos muito felizes por isso”, destacou Eronice.
Escritura na mão e um significado social que não tem igual para famílias de bairros como o Habitação em Lages
BAIRRO COM OUTRO SIGNIFICADO
Diretor do Fórum da Comarca de Lages, o juiz Alexandre Takaschima, entre outras autoridades municipais, acompanhou o evento, como representante do presidente do TJ/SC, desembargador João Henrique Blasi, e do coordenador do programa Lar Legal, desembargador Selso de Oliveira. “Fico muito honrado, não só como juiz, mas cidadão de Lages, em poder compartilhar esse momento com todos vocês. O bairro Habitação passa a ter outro significado, o de lar”, disse os beneficiados.
Fotos e informações: Taina Borges – NCI-TJ/SC – Serra e Meio-Oeste