Geral

Eleições 2020: Sai sentença em Otacílio Costa

GRUPO POLÍTICO FORA ACUSADO DE ABUSO DE PODER ECONÔMICO NA DISPUTA ELEITORAL DO ANO PASSADO. MAS JUSTIÇA ELEITORAL JULGOU IMPROCEDENTE A AÇÃO DO MPE

A eleição em Otacílio Costa, o terceiro maior colégio eleitoral da Serra Catarinense, com a vitória do empresário Fabiano Baldessar, não se definiu por um único fator. Foi um conjunto de circunstâncias que levou o eleitor a decidir pelo candidato do MDB e não por Robson Medeiros que liderava a chapa pura do PSD. Um desses fatores, sem dúvida, foi uma denúncia de adversários que chegou ao Ministério Público Eleitoral, de abuso do poder econômico.

SOBRE O EPISÓDIO

Além do então prefeito Luiz Carlos Xavier, o candidato a prefeito Robson Medeiros, sua vice Eliane Pereira, além de candidatos a vereador Renildo de Souza e Paulinho Martins e mais um secretário municipal, todos acabaram sendo denunciados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral por suposta irregularidade. Eles teriam oferecido vantagens a uma empresa para que a mesma se instalasse no distrito industrial de Otacílio Costa, em troca de apoio político e aporte financeiro na campanha de Robson Medeiros.

DESDOBRAMENTO

A partir da ação, houve a instrução processual na 93a Zona Eleitoral de Lages (que abrange Otacílio Costa). O Magistrado Juliano Schneider de Souza coletou dados, informações e depoimentos dos envolvidos e testemunhas e, neste dia 31 de agosto, nove meses e meio depois do pleito, saiu a sentença. O Juiz Eleitoral julgou improcedente, na íntegra a referida ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral. Nos detalhes da sentença, o Magistrado expõe que as práticas atribuídas ao grupo não se configuraram como crime eleitoral. Eliane Pereira, inclusive, fora excluída antes da sentença, por evidente ausência participativa naquilo denunciado e, com a sentença, não configurado.

Vereador Renildo Souza, candidato à reeleição e reeleito, assim como o então prefeito Tio Ligas (nesse registro de fevereiro de 2020), e outras três pessoas, inclusive o então candidato a prefeito Robson Medeiros, foram absolvidos de cometimento de delito na ação movida pelo MPE por abuso de poder econômico na disputa em Otacílio Costa de 2020

***

Abaixo conteúdo publicitário!

RESIDENCIAL BÉRGAMO: PERTO DE TUDO!

EMPREENDIMENTO TERRA ENGENHARIA

Imagem real do andamento das obras do Residencial Bérgamo nesta virada do mês de agosto para setembro de 2021

O Residencial Bérgamo foi planejado pensando em seu conforto, bem-estar e privacidade, utilizando os espaços de maneira eficiente e inteligente. Destinado a atender diversos públicos, unidades de 2 e 3 dormitórios com opção de suíte, salão de festas mobiliado, academia, brinquedoteca e playground, além de uma área de coworking e sala de reuniões para atendimento home office, que poderá ser agendado por aplicativo do condomínio.

Registro Incorporação: R3/41196

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *