DADOS COMPARADOS A 2023 INDICAM QUE ESTE ANO COMEÇOU BEM MELHOR EM TERMOS DE VAGAS OFERTADAS
Os meses de fevereiro e março do ano passado foram satisfatórios em geração de empregos com CTPS (carteira de trabalho) assinadas nos diversos setores da economia de Lages. Chegamos a somar um superávit de 713 vagas geradas a mais que as demissões naqueles 59 dias. Ao contrário do primeiro mês de 2023 que não foi tão bem, quando registrou apenas 86 vagas a mais na matemática de contratações e demissões.
E…
Considerando esse dado de janeiro do ano passado, dá para dizer que 2024 começou bem melhor. Com atraso de 15 dias na apresentação dos dados, o CAGED divulgou a empregabilidade de janeiro. Lages somou 409 vagas geradas a mais que as demissões. Dado positivo e importante dando uma ideia de reação da economia, considerando que ano passado a cidade empatou fechando no mesmo patamar que iniciou entre contratações e demissões, nos diversos setores da economia.
VAGAS DE EMPREGOS DE JANEIRO
+ 225: Indústria
+ 161: Agropecuária
+ 98: Serviços
+ 30: Construção
COMÉRCIO QUASE MENOS 100
Por causa da ‘ressacada’ de final de ano em um setor que patina nas vendas quando o ano começa, o comércio demitiu mais que contratou em janeiro. É o único dos setores contabilizados pelo CAGED a apresentar essa realidade. Foram 98 vagas de empregos formais (com carteiras assinadas) fechadas a mais que as contratações ocorridas.
Registro acima dos tempos da pandemia e o comércio de Lages apresentando retração nas contratações em dados consolidados de janeiro deste ano: 98 demissões a mais que as contratações. O único setor mal das pernas na economia da cidade, considerando geração de empregos, no primeiro mês de 2024