Geral

Enfermagem busca carga horária de 30h

DEMANDA FOI REFORÇADA DURANTE SESSÃO QUE REUNIU PARLAMENTARES E REPRESENTANTES DE ENTIDADES QUE AGREGAM A CATEGORIA

Uma homenagem aos profissionais de saúde responsáveis pela linha de frente no atendimento à população nos programas de vacinação do SUS. Esse foi o teor de uma sessão na manhã de quarta-feira, 17, na Câmara dos Deputados. A deputada catarinense Ana Paula Lima (PT) foi uma das responsáveis pelo requerimento. Também foi comemorada a decisão do ministro Luiz Roberto Barroso (STF) que derrubou a liminar que suspendia o pagamento do piso salarial aos profissionais de enfermagem.

OUTRA LUTA

Depois da conquista do piso da categoria, agora outra luta está na pauta. Os profissionais de enfermagem querem reduzir a jornada semanal de trabalho de 44h para 30h. “Por conta dos riscos e desgastes da profissão”.

PAPEL DA ENFERMAGEM

Os profissionais da área são responsáveis pela cobertura vacinal na população brasileira, com papel importante nessa cruzada para erradicar doenças graves. Inclusive foi alertado sobre a queda na cobertura vacinal. Apenas para pegar um exemplo, no ao de 2015 eram 98,3% das crianças imunizadas contra a poliomielite. Ano passado esse índice caiu para 76,7%.

Deputada federal e Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, de participação fundamental na viabilização do piso da enfermagem, participou da sessão especial ao lado da colega de parlamento, deputada Ana Paula Lima

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *