Geral

Enfermagem protesta nesta sexta, 10

O MOVIMENTO OCORRE NO SENTIDO DE PRESSIONAR PELO PAGAMENTO DO PISO DA CATEGORIA JÁ DEVIDAMENTE APROVADO

Difícil encontrar uma resposta em poucas palavras sobre o que acontece com o piso nacional dos profissionais de enfermagem. A lei tramitou em todas as casas legislativas (Câmara e Senado) e foi sancionada pelo Presidente Bolsonaro. Depois veio uma liminar do STF suspendendo o pagamento. Faltaria indicação de fonte de recursos para custear o impacto que representaria atender a lei e pagar o piso. Houve articulação e providências também em âmbito de Congresso Nacional, indicou-se as fontes de custeio, votou-se a destinação dos recursos. Mas nada disso foi suficiente para o profissional chegar no dia do pagamento e encontrar os valores do piso sacramentados em sua remuneração.

E POR CAUSA DISSO…

Além de movimentos dos mais diversos pressionando, até agora sem resultado prático, deste feita os profissionais vão além. Através do chamado Fórum Nacional da Enfermagem articularam para esta sexta-feira, 10 de março, um dia de protesto. Os serviços devem ser prestados parcialmente (paralisação não é possível pela essencialidade do serviço). O ato é um gesto de insatisfação e um grito de pedido de valorização à categoria.

Lages emite nota remetendo a população a recorrer ao aplicativo Saúde na Sua Mão, caso haja alguma dificuldade de acesso a serviços nesta sexta-feira, 10. A Secretaria da Saúde aponta que deverá ocorrer redução do efetivo trabalhando devido ao protesto.

TEM MUNICÍPIO PAGANDO O PISO

Se tem município, como Lages, preparando a população devido ao protesto, em outros a situação é mais tranquila. É verdade que são de menor porte, mas alguns já sinalizaram pelo pagamento dos valores fixados para o piso nacional da enfermagem. Aqui na região temos Capão Alto e Vargem, onde os profissionais de enfermagem já têm o piso nacional sendo pago, inclusive depois de aprovação de projeto nas Câmaras de Vereadores chancelando a decisão dos gestores municipais.

Um registro do município de Vargem, distante 90 km de Lages, onde no final de novembro do ano passado a Câmara de Vereadores respaldou o projeto da prefeita Milena Lopes e aprovou o pagamento do piso nacional aos profissionais que atuam na enfermagem

***

Abaixo conteúdo publicitário

INVISTA NO MERCADO IMOBILIÁRIO.

É RETORNO SEGURO E GARANTIDO!

Investir em imóvel é decisão certa. O imóvel valoriza acima da ampla maioria das aplicações financeiras do mercado. Analise, avalie e conte com os serviços da Terra Imóveis e com os empreendimentos da Terra Engenharia.

Esta é a maquete do Residencial Bérgamo que está em exposição no hall do Supermercados Angeloni de Lages. Passa lá e dá uma conferida. O Bérgamo é uma das apostas da Construtora Terra Engenharia para dar ao cliente uma boa opção de morar bem ou investir.

Registro de incorporação do Residencial Bérgamo: R3/41196.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *