Geral

Esgoto: 2/3 dos otacilienses não aderiram

APENAS UMA EM CADA TRÊS RESIDÊNCIAS TEM LIGAÇÃO COM O SISTEMA DE TRATAMENTO DA REDE DE ESGOTO ISNTALADA HÁ MAIS DE TRÊS ANOS PELA CASAN

Há mais de 40 meses (desde o começo de 2019) está em funcionamento o sistema de esgoto sanitário em Otacílio Costa. A rede instalada equivale à metade da distância entre Lages e Otacílio Costa, somando 26 km de tubulação até chegar na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto construída do bairro Poço Rico. Mas a unidade está funcionando bem abaixo da capacidade.

RAZÃO DO FUNCIONAMENTO PARCIAL

Muitos proprietários não providenciaram ainda a conexão de seus imóveis à rede coletora de esgoto. “Em Otacílio Costa, um total de 1.297 imóveis já podem estar conectados à rede, mas apenas 395 estão efetivamente ligados”, explica o chefe da Agência Casan, Leandro Teles. Como pouco mais de 30% dos imóveis têm seu esgoto coletado, a estação de tratamento opera hoje abaixo de sua capacidade, tratando apenas sete litros por segundo (pode tratar até 25 litros por segundo).

INFORMA A CASAN QUE…

“Quanto mais moradores fizerem a correta ligação ao sistema, mais essa infraestrutura vai funcionar de forma adequada para colaborar com a saúde, a conservação do ambiente e a qualidade de vida na cidade. Além disso, os benefícios proporcionados pela ligação das residências ao sistema de esgotamento ultrapassam inclusive o campo da saúde e do meio ambiente, valorizando os imóveis e o próprio município, que possui mais condições de desenvolvimento sustentável”.

Com 25 km de rede de esgoto, apenas uma em cada três residências tem ligação correta à rede. Casan vai intensificar os encaminhamentos para adesão ao sistema, visto que não é opcional ao morador. Se há rede na rua, deve ser feita a ligação. Observe-se que a conta dobra porque a tarifa de esgoto equivale a 100% do consumo de água.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *