Geral

Estiagem liga o alerta na Serra e em SC

Depois da chuvinha de leve da quarta-feira e a garoa na manhã de quinta, 19, a Serra Catarinense seguirá sem uma única gota de chuva até o fechamento do mês. Situação que aumenta o problema que já é grande de estiagem em municípios como São Joaquim, Capão Alto, Campo Belo do Sul e outros.

PREOCUPANTE

Produtores que têm melhores condições de investimentos na lavoura estão aplicando defensivos para tentar retardar o amadurecimento da soja, devido ao tamanho dos grãos. Até pomares de maçã já apresentam cor amarelada nas folhas devido à falta de chuva.

GOVERNO ALERTA

Diante da necessidade de um maior consumo devido aos hábitos de higienização e temperaturas altas, e levando em conta a estiagem, o Governo do Estado faz um apelo à população para o uso consciente de água. Chefe da Casa Civil, Douglas Borba, mostrou preocupação com o tema:

“Ainda não há problemas no abastecimento, mas o fato de todo mundo estar em casa e se higienizando com mais frequência em obediência aos protocolos médicos na prevenção contra o coronavírus mostra a importância do uso racional de água. Por isso solicitamos ao cidadão catarinense que não lave carros, casas e não faça outros usos que não sejam essenciais”.

Além do alerta que a Casan emite para consumo consciente na área urbana, no meio rural essa imagem feita pelo jornalista Onéris Lopes em Capão Alto semana passada aponta que a situação segue preocupante

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *