Geral

Exames: CAV empresta aparelho ao Lacen

O CAV, campus da Udesc em Lages, cedeu ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) um equipamento que será usado para a realização de testes da Covid-19. O envio aconteceu na manhã desta segunda-feira, 13.

O transporte foi realizado pela Defesa Civil do Estado e o equipamento já está em uso no Lacen, onde ficará por tempo indeterminado, enquanto durar pandemia do novo coronavírus.

SOBRE O O EQUIPAMENTO

O Real Time PCR System (RT-PCR) pertence ao laboratório de Análises Genéticas (DNA Udesc) e “é o principal equipamento usado para realização de diagnósticos de coronavírus”, de acordo com o diretor do DNA Udesc, Altamir Guidolin. “É um equipamento de alto custo e a aquisição está bastante difícil, visto o aumento da procura no mercado internacional”.

E ATUALMENTE…

O RT-PCR não é encontrado no mercado por menos de 50 mil dólares. No Laboratório de Análises Genéticas, o equipamento é usado na quantificação de DNA em identificação de genética humana e nos testes de determinação de paternidade pela análise do DNA, além de pesquisas científicas realizadas pela universidade.

Informações: Jornalista Tatiane Rosa | Foto: Altamir Guidolin

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *