Geral

Farmácia: 113 mil pacientes até julho

NO MÊS DE MARÇO A FARMÁCIA BÁSICA DE LAGES CHEGOU A ATENDER UMA MÉDIA DE 850 PACIENTES POR DIA

Embora Lages tenha uma rede significativa de farmácias da rede privada – e outras estejam a caminho – é uma da rede pública que tem dados interessantes. Foram divulgados agora em setembro alguns números sobre a procura por medicamentos na Farmácia Básica, administrada pela Secretaria da Saúde, a partir de um programa do Ministério da Saúde. A lista inclui 127 medicamentos, sendo os mais procurados: Omeprazol, Clonazepam, Fluoxetina, Ibuprofeno e Paracetamol.

OS NÚMEROS DESTE ANO

Se em 2022 foram realizados 175.756 atendimentos (número maior que a população de Lages), neste ano até julho, já chegamos a 113.089 pacientes atendidos. O mês de maior movimento foi março quando a média chegou a 850 pacientes por dia. A estrutura disponibiliza desde medicamentos básicos até de alto custo fornecidos pelo Estado, além de medicamentos via judicial, insumos para pessoas diabéticas (seringas, aparelhos glicosímetros e lancetas), fraldas e leites especiais.

Há todo um protocolo para acessar a medicação disponível na Farmácia Básica e os pacientes já têm conhecimento da documentação necessária, utilizando desse programa como forma de tratar determinadas doenças sem precisar gastar para isso. Para ter acesso aos medicamentos é preciso ser residente no município; possuir cadastro na sua UBS ou Policlínica; ter em mãos a receita dentro dos prazos de validade e apresentar o cartão SUS e CPF. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *