Geral

Festa do Pinhão: Modelo sem volta

ESTÁ NA PRAÇA O PREGÃO PRESENCIAL PARA DEFINIR A EMPRESA QUE EXECUTARÁ A EDIÇÃO 2023 DO MAIOR EVENTO DE LAGES

Qualquer empresa que apresente capacidade técnica e econômica nesse sentido poderá se apresentar e apresentar lances para ser a realizadora da Festa do Pinhão de 2023. O pregão presencial está sendo divulgado e a oferta mínima é de R$ 400.000,00. Quem vencer o certame, a exemplo de edições anteriores, fica responsável pela contratação de artistas, instalação da infraestrutura do parque, divulgação e outras providências. Esse custeio, se realizado pela prefeitura de Lages, passaria longe dos R$ 10 milhões de investimentos. Significa que se tornou impossível que o município realize o evento.

ATRIBUIÇÃO DA PREFEITURA

O município fica responsável por algumas frentes relacionadas à Festa do Pinhão. É a prefeitura que realiza e custeia o Recanto do Pinhão, promove o concurso para escolha de Rainha e Princesas, além de organizar as Sapecadas da Canção (principal e regional). Não há ideia do custo do município nessas ações complementares porque as despesas e arrecadações das edições a cargo da atual administração (Ceron e Polese) não foram divulgados.

Estes são dados oficiais de quanto a Festa do Pinhão custou para os cofres municipais nas administrações de Renatinho e Elizeu Mattos, quando esse último alterou o modelo, terceirizando o evento e reduzindo o aporte público na Festa do Pinhão.

OS ANOS SEGUINTES

A Festa do Pinhão deixou de ser realizada nos anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia. Nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2022 os dados sobre arrecadação e despesas da prefeitura não se tornaram público, em um balanço geral. Mas há crença de que, como a prefeitura arrecada com a ‘venda’ da festa à empresa que executa o evento e mais a grande quantidade de patrocinadores que assinam eventos como o Recanto do Pinhão, ao invés de gastar, a prefeitura ainda recebe valores nas edições dos anos citados.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *