Geral

Fila zerada de laqueadura e vasectomia

QUEM RECORRE AO SISTEMA PÚBLICO PARA OS PROCEDIMENTOS NÃO AGUARDA MUITO PELA PROVIDÊNCIA

A notícia vem da Secretaria da Saúde de Lages e evidencia o atendimento à demanda daquelas pessoas, homens e mulheres, que se submetem a procedimentos de controle de natalidade, através do Programa de Planejamento Familiar. Segundo os dados, há um ano eram 41 mulheres aguardando cirurgias de laqueadura e 172 homens à espera de procedimento de vasectomia. E esses dados foram zerados durante os últimos 12 meses, acrescentando ainda outros procedimentos realizados, que totalizaram 716 ao todo no ano findado.

A INFORMAÇÃO DA SAÚDE

“O saldo positivo desses esforços reflete-se nos números atuais, no atual cenário, apenas o grupo feminino aguarda pelo procedimento de laqueadura. Todas as mulheres são gestantes que devem informar se querem realizar o procedimento durante o parto ou se planejam fazê-lo no pós-parto”.

PARCERIA COM O ESTADO

Pelas informações, parte dos procedimentos ocorrem através do mutirão da Secretaria de Estado da Saúde, com o município providenciando o transporte aos pacientes. Inclusive o ano já começou com um mutirão nesta quarta-feira, 10, no hospital Nossa Senhora das Graças em Bom Retiro. E um segundo está programado para o próximo dia 25. “O agendamento para os procedimentos ocorre por meio da regulação estadual, sem a possibilidade de escolha do local. A orientação e o cadastro são realizados nas UBS dos bairros”.

Entre os critérios para a pessoa ser atendida pelo SUS nos procedimentos cirúrgicos de controle de natalidade estão a idade mínima de 21 anos ou a existência de pelomenos dois filhos vivos, além de assinatura de termo de consentimento

Com informações de Thiago Junkes – Secretaria da Saúde de Lages

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *