Geral

Fim do ensino médio em escolas da Serra

DESATIVAÇÃO SERÁ GRADUAL EM SEIS ESCOLAS E OCORRE PORQUE NÃO TEM ALUNOS. MEDIDA NÃO É EXCLUSIVA DA REGIONAL DE LAGES

Por desconhecimento do assunto e a falta de cautela de buscar de maneira prévia informações sobre o que está, de fato acontecendo, levou dois parlamentares a se posicionarem contra o ‘fechamento de escolas’ e/ou de turmas em unidades de ensino da rede estadual na Serra Catarinense. Lucas Neves (Podemos) e Luciane Carminatti (PT) discursam contrário às medidas.

ASSIM

Até entendemos e respeitamos a angústia da comunidade escolar (professores e funcionários, além de pais e os próprios alunos). Mas há uma explicação técnica para o que está acontecendo. E a tentativa é exatamente no sentido de não fechar escolas, como no caso da Visconde de Cairu no bairro Vila Nova em Lages.

FALTAM ESTUDANTES

Pegando o exemplo da Escola Visconde de Cairu colhemos informações com a Coordenação Regional de Educação que executa as medidas, mas não toma as decisões de maneira isolada e sem considerar os critérios técnicos. “A EEB Visconde de Cairu aderiu ao ensino fundamental em tempo integral. Ano que vem começa a atender os anos iniciais do 1º ao 5º de forma integral. E a partir de 2025 aos anos finais de maneira gradativa”, explica o professor Armando Duarte.

AINDA A RESPEITO

Armando lembra que não será desligada a chave do ensino médio. “Deixaremos de ofertas vagas ao 1º ano, mas os estudantes do 2º e 3º ano serão atendidos e realocados”. Armando confirma que a própria escola havia solicitado mudança de matriz devido ao grande número de evasão. “Hoje a escola possui apenas 62 estudantes no ensino médio. Com turmas de 2ª e 3ª séries com menos de 15 lunos”.

E…

Segundo o Coordenador de Educação, visando otimizar o espaço para ofertar o ensino integral a SED – Secretaria de Estado da Educação e Desporto, observando a baixa demanda na escola, optou por reordenar a oferta do ensino médio para escolas do entorno. O Colégio Industrial, por exemplo, fica distante duas quatras da Visconde de Cairu.

READEQUAR PARA NÃO

FECHAR E EM TODA SC

É essa evasão elavada com o ensino médio iniciando com turmas de 40 alunos e reduzindo a menos da metade no ano seguinte que leva a essa realidade na Escola Visconde de Cairu. “A escola optou pelo ensino integral até para que daqui a pouco não feche pela baixa quantidade de alunos”. E não se trata de uma decisão da noite para o dia. Há o POE – Programa de Ofertas Educacionais que orienta essas mudanças que estão sendo implementadas em toda Santa Catarina.

Coordenador Armando Duarte executando medidas de gestão decididas para todas as regiões catarinenses considerando dados técnicos, inclusive e principalmente o baixo número de estudantes no ensino médio de algumas unidades de ensino da rede estadual

SEIS ESCOLAS DA REGIONAL QUE

DEIXARÃO DE OFERTAR ENSINO MÉDIO

Além da Escola Manoel Cruz – ali perto da rodoviária – em São Joaquim que pertence a outra regional da Educação e ainda uma unidade de ensino em Urubici, a regional de Lages terá readequação com a não oferta de ensino médio, de forma gradativa devido à baixa procura e evasão, nas seguintes escolas:

Leovegildo Esmério da Silva – Cerrito

Escola Irmã Gertrudes – Ponte Alta

Escola Visconde de Cairu -Lages

Escola São Judas Tadeu – Lages

Escola Belisário Ramos – Lages

Escola Maria Quitéria – Lages

A REAÇÃO NA ESCOLA

VINCONDE DE CAIRU

Apesar da explicação técnica – talvez parte da comunidade escolar não esteja sintonizada sobre isso – nesta segunda-feira tem um ato de protesto na Escola Visconde de Cairu. Trata-se de uma mobilização em defesa do ensino médio. Inclusive porque, por mais que haja fundamento nas mudanças, a perda de vínculo do estudante com a escola inserida na comunidade causa o debate e a discordância.

O comunicado acima dá ideia da reação de estabelecimentos de ensino da rede estadual que estão tendo descontinuidade na oferta do ensino médio.

MENSAGEM SOBRE O TEMA

“É com um profundo pesar e, ao mesmo tempo, uma indignação que recebo essa notícia, de que a nossa escola, não oferecerá mais o ensino médio devido a uma decisão do governo. Esta é uma mudança que impactará não apenas a nossa instituição, mas também o futuro educacional dos nossos estudantes, que sempre confiaram em nós para a sua formação integral. Durante anos, dedicamos nossas vidas à educação e à orientação dos jovens, e ver um ciclo de aprendizado tão crucial ser interrompido é, sem dúvida, uma afronta ao nosso compromisso com o desenvolvimento das futuras gerações (…)

Acima trecho da mensagem da equipe gestora da Escola Visconde de Cairu a respeito da medida

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *