A FAÇANHA DE UM TIME CINCO VEZES CAMPEÃO ESTADUAL E TODA UMA HISTÓRIA DE GLÓRIA DE LAGES E DO FUTEBOL DE SALÃO
Sempre é bom estar semeando na memória daqueles que vão chegando ao mundo e ao mundo das notícias da paróquia aquilo que é o time do Hélio Moritz para a realidade do futebol de salão (o futsal). Uma máquina de jogar na virada das décadas de 1960 e 1970, quando o futebol da bola pesada era febre no Brasil, assim era o time formado pelos atletas do Hélio Moritz. Jogadores que pelos esforços próprios, fizeram história, erguendo a bandeira de Lages e representando a cidade além fronteiras.
DAÍ QUE…
Quando parte daquele elenco vitorioso se encontra no Serrano Tênis Clube, dentro da obrigação que nos é devida, registramos e voltamos a fazer um ôde à tragetória sem igual do gigante Hélio Moritz. E isso não só pelas conquistas estaduais, mas pela participação na Taça Brasil e outras proezas que os embates da época permitiam.
Aqui está o registro do reencontro dos gigantes. Em pé lá ao fundo José Carlos Oneda (Vermelho) na sequência da esquerda para a direita: Marcio, Luiz Antônio (Tucano), Capela, Paulo Menina, Wilson Oneda, Toni (diamarelo), Bigode, Lica, Paulo Bertoldo, Coelho e Carlinhos. De croque: Corrêa, Gentil, Zé Glauco (Nego Zé), Barriga. Vilsinho e Tigrão
HÉLIO MORITZ:
QUE NOME É ESSE?
O homem que deu nome a referência do futsal lageano morreu precocemente. Mas não sem conquistar a admiração e respeito de todos os lageanos. Hélio Mortiz foi um professor de educação física na década de 1960. Ele trocou Florianópolis pela Serra Catarinense, atuando em Lages, constituindo-se numa referência a todos pelo trabalho desempenhado. Até hoje seu nome referencia as categorias de base e aquilo que é a história do futsal lageano, através do Grêmio Esportivo Hélio Moritz.