É O QUE SE PROPÕE A TOPIGS NORSVIN AO INSTALAR UNIDADE EM LAGES PARA ATENDER O MERCADO GLOBAL
Entre março e novembro a Topigs Norsvin implantou na Coxilha Rica uma estrutura de 18.000m² de área construída. “É um marco para nós um projeto como esse. Somos uma empresa voltada à biosseguridade dos nossos produtos”, aponta André Costa. Ele é diretor para a América Central, América do Sul e Caribe da multinacional que trabalha com produção de animais de elevado investimento genético.
SIGNIFICADO DO EMPREENDIMENTO
O gestor observa que a estrutura que recebeu a denominação de Granja Innovare é uma plataforma de exportação de genética suína e de carne:
“O empreendimento que temos aqui é semelhante a planta empresarial montada no Canadá, pela Topigs Norsvin. Agora o Brasil, junto com os Estados Unidos, faz parte dos cinco mercados chaves da Topigs Norsvin. A Granja Inovare é um marco para a suinocultura catarinense”.
INVESTIMENTO
Este núcleo de genética suína é um empreendimento na localidade de Escurinho, em território lageano, cujo investimento em Lages ultrapassa os R$ 60 milhões. A Granja Inovare está estruturada para ser uma plataforma de exportação de linhas puras de suínos para a América do Sul. Para tanto foram aprovadas leis nas Câmaras Municipais de Lages e Capão Alto delimitando um raio de 10km em volta da granja como área onde não poderá haver criatório de suínos. Este é um critério de biossegurança.
André Costa e o prefeito Ceron durante a inauguração da estrutura situada no interior de Lages quase na divisa com Capão Alto
SOBRE A EMPRESA
A Topigs Norsvin é uma fusão de duas cooperativas europeias. A Topigs (Noruega) com 100 anos de atuação no mercado e a Norsvin (Holanda) com 65 anos de atividades. A união visa alcançar a liderança mundial em genética suína. Hoje, 160 milhões de suínos abatidos no mundo têm tecnologia da Topigs Norsvin. A empresa investe 30 milhões de euros por ano.
OUTRAS INFORMAÇÕES
A empresa trabalhará com 1.600 matrizes para reprodução de animais com genética avançada. De cada matriz saem duas crias por ano. A cada quatro crias a matriz é substituída. Um único exemplar pode ser comercializado a U$ 1.250,00. Sim, estamos falando em um suíno valendo mais que um boi: R$ 8 mil. Tudo isso por causa do investimento em genética.