POR ONDE ANDA AQUELE GRUPO ELEITO QUANDO RAIMUNDO COLOMBO FOI PREFEITO PELA PRIMEIRA VEZ NA CIDADE?
Este final de ano fecha um total de 30 anos quando a legislatura eleita em 1989 encerrou seu mandato na Câmara de Vereadores de Lages. Nessas três décadas muita coisa aconteceu na vida daqueles 20 homens e uma mulher, que atuaram no legislativo lageano.
Desse retrato que integra o acervo do Museu Thiago de Castro, observa-se os 21 vereadores que atuaram na Câmara na virada das décadas de 1980 para 1990.
FALECIDOS – Daquele grupo, cinco, infelizmente já faleceram. O primeiro a morrer foi Pedro Filomeno de Abreu. Morreram ainda Tergino Alves (direita na foto acima), Getúlio Tadeu Pereira, Luiz Ademar Paes e Argemiro Madruga.
NA POLÍTICA – Percorreram outros caminhos na política Fernando Coruja (foi Estadual, Federal e prefeito de Lages). Daquela ‘safra’ o então vereador Coruja foi o que mais se destacou na política.
AINDA – Cosme Polese, que era vereador, foi vice-prefeito do próprio Coruja em 1992 e Paulo César Costinha chegou a assumir como prefeito no final dessa legislatura. Ele era presidente da Câmara e Colombo renunciou a prefeitura para assumir cargo em Florianópolis depois da derrota de seu candidato à prefeitura, Paulo Duarte.
NA CÂMARA – Alguns do registro acima seguiram na política e na Câmara. Caso de Osvaldo Uncini que se elegeu vereador novamente e chegou a concorrer a vice-prefeito em 2008, numa chapa encabeçada por Coruja, quando perderam para Renatinho.
POR ONDE ANDAM? – Alguns daqueles vereadores atualmente residem no litoral, sendo a maioria com idade avançada. Maneca completa 90 anos em janeiro e sempre que pode participa dos programas da Clube FM, onde ainda mantém o seu Alma Cabocla.
De todos, daquela ‘safra’ de 1989 a 1992, o único que segue ativo na militância política é Luiz Marin, atualmente presidente do partido União Brasil em Lages.