Geral

Há 40 anos nascia a TV Planalto

Protocolos da pandemia impediram uma programação destacada pela passagem dessas quatro décadas de existência da TV Planalto. Foi no dia 10 de julho de 1980 que veio ao mundo e foi ao ar ‘sempre falando de um plano mais alto’ a emissora sediada em Lages e que atualmente tem a maior cobertura individual de sinal aberto em Santa Catarina. Denominada SCC SBT, a Televisão Lages Ltda (razão social da emissora) acompanha nesses 40 anos as transformações na Serra e no Estado.

PRIMEIRA AFILIADA DO SBT

Há toda uma história de bastidores envolvendo a operacionalização da TV Planalto. No Memorial do SCC instalado no prédio sede do grupo em Lages, resgata-se um pouquinho de uma história e sucesso. Foi a TV Planalto a primeira afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão, nascido a partir da ideia de Silvio Santos ao criar uma rede, a partir da então TVS de São Paulo. Para se ter ideia, nos primórdios da TV Planalto, o programa Silvio Santos veiculado aos domingos, era enviado através de fitas Umatic pelo ônibus de São Paulo a Lages.

Registro da inauguração do Memorial SCC que destaca parte da história do grupo de comunicação. Roberto Amaral naquele cuidado de olhar para a frente, mas sem deixar de resgatar os passos percorridos até a formatação daquilo que é hoje o Grupo SCC.

Tavinho e Maneca nos passos iniciais da TV Planalto produzindo conteúdo local. Isso lá na década de 1980

Outras duas figuras que produziam conteúdo nos tempos áureos da TV Planalto. O saudoso narrador e apresentador Aldo Pires de Godói e uma das vozes e imagem mais conhecidas em Santa Catarina, Mário Mota, que ainda na década de 1990 deixou a Serra para atuar ao nível do mar na RBSTV, atual NSCTV.

Compartilhe

1 comentário para: “Há 40 anos nascia a TV Planalto”

  1. Caro amigo Edson Varela e demais irmãos serranos. Grato pela lembrança e muito me orgulha ter participado dos primórdios da chegada da TV em Lages. Guardo com muito carinho o período em que – até 1986 – estive defendendo o prefixo da Rádio Clube, TV Planalto, enfim – do SCC. Meus cumprimentos à família Amaral e a todos os colegas que até hoje se encontram vinculados ao atual SBT/SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *