É O ÍNDICE AVALIADOR DA QUALIDADE DO ENSINO
Criado há 13 anos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, constitui-se numa das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. A cada dois anos, a partir de testes aplicados, é medida a qualidade de ensino em estudantes em anos finais de formação por etapas (4.ª série e 5.º ano | 8.º e 9.º ano | 3.º ano do ensino médio).
NOTAS DE LAGES
Considerando apenas as duas redes públicas (Estadual e Municipal), o IDEB de 2019 divulgado nesta semana apresentam os seguintes indicativos de Lages:
REDE MUNICIPAL
4.º e 5.º ano – média 5,7
8.º e 9.º ano – média 4,9
REDE ESTADUAL
4.º e 5.º ano – média 5,8
8.º e 9.º ano – média 5,3
MÉDIAS DAS MELHORES
A escola com menor média do IDEB do ano passado com dados divulgados é a Professor Jorge Augusto Neves Vieira. A referida escola obteve média de 5,0. As melhores médias divulgadas entre as estaduais são as seguintes:
1.ª – Colégio Aristiliano Ramos – média 6,9
2.ª – Colégio Frei Nicodemos – média 6,4
3.ª – Colégio Belisário Ramos – média 6,4
Em relação às escolas municipais, a escola Izidoro Marin obteve a menor média fixada em 5,0 (nas séries iniciais). Porém, é uma nota expressiva, considerando que a escola atingiu a meta, visto que a nota anterior (2017) foi de 4,7. A próxima meta da Izidoro Marin será de 5,3 na próxima medição ano que vem. As três melhores médias entre as municipais:
1.ª – Escola Ondina Neves Bleyer – média 6,8
2.ª – Escola Nossa Senhora da Penha – média 6,5
3.ª – Escola Suzana Albino França – média 6,4
OBSERVE-SE QUE…
Todas as escolas têm metas indicadas previamente para cumprir em relação às notas que são fixadas para o biênio seguinte. E embora com notas diferentes – e algumas com médias melhores – todas cumpriram as metas estabelecidas, evidenciando o esforço coletivo, especialmente dos educadoras, para esse reforço na qualidade do ensino.
P. S.
Em havendo alguma inconsistência nas informações, fiquem à vontade para corrigir, visto que se trata de dados técnicos e o objetivo da divulgação não é negativar aquilo que vem sendo feito para aprimorar a qualidade de ensino, inclusive considerando o fato das escolas avaliadas terem atingido as metas fixadas previamente.
Boa noite, Edson, tudo bem? Considerei muito relevante sua publicação a respeito dos dados do Ideb observado na educação de Lages. Confesso que educador que sou já estava preocupado com o silêncio acerca do assunto tanto por parte da imprensa quanto dos políticos e da administração municipal, já que os dados estão disponíveis desde o dia 15 de setembro. Nesse sentido, parabéns por sua postagem! Certamente é de grande contribuição para o debate educacional. Contudo, são posso deixar de mencionar que são necessárias algumas ressalvas. Na verdade, você analisou e apresentou no texto os valores referentes às metas projetadas para cada escola, quando o que precisa ser levado em consideração é o Ideb observado, isto é, os dados apresentados nas primeiras colunas da planilha. A meta projetada é apenas um cálculo matemático padrão feito a partir do desempenho em anos anteriores, como se fosse uma expectativa criada em relação àquela escola. Sendo assim, atendo-me especificamente ao contexto da educação municipal, da qual sou conhecedor, as melhores médias dentre as escolas de Lages nos anos iniciais do ensino fundamental (5º ano) são:
EMEB Ondina Neves Bleyer – 7,0
EMEB Santa Helena – 6,7
EMEB Suzana Albino França – 6,6
Como se vê, todos esses índices alcançados estão acima das metas projetadas para 2019 (ano de aplicação das Avaliações do Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica). Já no caso específico da EMEB Izidoro Marin, também citada no texto, o Ideb observado foi de 5,3, igualmente acima da meta projetada para a escola.
Sigo à disposição e espero ter contribuído.
Abraço,
Prof. Cadu