Geral

IDEB em Lages e a observação pertinente

Com a palavra o professor Carlos Eduardo Canani, sempre atento ao noticiário que envolve o ensino lageano:

“Considerei relevante sua publicação a respeito dos dados do Ideb observado na educação de Lages. Confesso que educador que sou já estava preocupado com o silêncio acerca do assunto tanto por parte da imprensa quanto dos políticos e da administração municipal, já que os dados estão disponíveis desde o dia 15 de setembro”.

MAIS

“Certamente é de grande contribuição para o debate educacional. Contudo, não posso deixar de mencionar que são necessárias algumas ressalvas. Na verdade, você analisou e apresentou no texto os valores referentes às metas projetadas para cada escola, quando o que precisa ser levado em consideração é o Ideb observado, isto é, os dados apresentados nas primeiras colunas da planilha”.

E…

“A meta projetada é apenas um cálculo matemático padrão feito a partir do desempenho em anos anteriores, como se fosse uma expectativa criada em relação àquela escola. Sendo assim, atendo-me especificamente ao contexto da educação municipal, da qual sou conhecedor, as melhores médias dentre as escolas de Lages nos anos iniciais do ensino fundamental (5º ano) são:

EMEB Ondina Neves Bleyer – 7,0

EMEB Santa Helena – 6,7

EMEB Suzana Albino França – 6,6

Como se vê, todos esses índices alcançados estão acima das metas projetadas para 2019 (ano de aplicação das Avaliações do Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica). Já no caso específico da EMEB Izidoro Marin, também citada no texto, o Ideb observado foi de 5,3, igualmente acima da meta projetada para a escola. Sigo à disposição e espero ter contribuído”.

ENTÃO

Obrigado professor Cadu. É de grande valia essa atenção sua e de todos os profissionais da educação na preocupação não em valorar apenas em nota o trabalho que vem sendo feito. Embora em relação ao Ideb sejam elas que balizam a evolução. Inclusive porque em tempos de pandemia, o próprio educador tem se desdobrado para, nesse novo normal, manter o conteúdo e garantir a aprendizagem da clientela.

O cidadão que faz o contraponto é o desse registro de arquivo, professor Cadu premiado recentemente por causa da visão peculiar em relação a um ensino que tenha sempre mais qualidade

EM TEMPO E IMPORTANTE

Todos os profissionais que atuam nas redes Estadual, Municipal e Federal de ensino que contribuíram para as notas mais significativas merecem o reconhecimento público da sociedade. Aplausos e reverências!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *