É POUCO PROVÁVEL QUE O VEREADOR VENHA A PERDER O MANDATO. ENTENDA O CONTEXTO.
Mais irritado que preocupado, Jair Júnior foi para a rede social noticiar o recebimento as citações que pedem que ele se defenda sobre os pedidos de cassação de mandato contra ele protocolados. Patrocinados pelo PSD e por representante do prefeito Ceron, tais pedidos se baseiam no fato de que o vereador teria rompido a linha da atuação legislativa, havendo fundamento para que o mesmo seja desembarcado do cargo para o qual foi eleito com a maior quantidade de votos entre todos os colegas em 2020.
RISCO MÍNIMO, MAS…
Para que Jair Júnior venha a perder o mandato, após um período considerável de instrução dos pedidos que se encontram na Câmara, seriam necessários que os ‘ceifadores’ conseguissem 11 votos. E considerando uma oposição e aqueles que estão em desalinho com o Paço, esse placar não seria alcançado. Daqueles 16 votos (ou 15 sem o presidente votar), temos os seguintes jairzistas na Câmara:
Jair Júnior – Suzana Duarte – Elaine Moraes
Leandro do Nascimento – Bruno Hartmann
Eder dos Santos – Heron Souza
A relação que se estabeleceu na CPI da Semasa que coloca Heron Souza do PSD em defesa de Jair Júnior. Embora nada nesse contexto seja absoluto
LOGO E INCLUSIVE
Jair Júnior pode aproveitar o episódio para reforçar o discurso de oposição, perpetrando a postura de que está sendo vítima de perseguição do grupo político que ‘administra’ Lages. E se o fizer isso, não o faz sem razão, considerando o histórico de seu posicionamento AM – DM (antes e depois da mensageiro).
POR OUTRO LADO
Talvez o PSD, nessa postura um pouco exagerada de tentar matar o boi para acabar com o carrapato, procura dar um recado de que ‘conosco ninguém mexe’.
JAIR JÚNIOR VERSUS COLOMBO
Embora esteja sendo alvo da artilharia de um lado, o vereador do Podemos aproveita para reforçar o ataque contra a principal liderança do PSD, inclusive citando que um dos pedidos de cassação do seu mandato é do ‘PSD de Colombo’. Essa postura deixa claro que quem lhe ataca é nome a ser combatido – pelo próprio Jair – numa eventual disputa eleitoral ano que vem. Embora seja pouco provável que Colombo venha a disputar a prefeitura na eleição de 2024.
Joguinho de xadrez interessante quando estamos a um ano e uma semana de irmos às urnas votar em quem será o futuro prefeito de Lages. Os dois do retrato podem estar entre candidatos ou cabos eleitorais ano que vem?