Geral

Javali: ‘Estamos desesperados em SC’

LUCAS NEVES DÁ O TOM NO IBAMA SOBRE O QUE OS CATARINENSES ESTÃO ENFRENTANDO COM OS ANIMAIS

O último dia de outubro pode ser considerado produtivo na tentativa de retomar o manejo com o abate de javalis em Santa Catarina. Pela manhã o deputado Lucas Neves conseguiu ver aprovar na CCJ da Alesc – após argumentar sobre o tema – seu projeto de lei para que o Estado tenha uma legislação concorrente permitindo o abate e controle dessa espécie invasora. A norma agora passa por mais uma comissão (Agricultura) antes de ir a plenário e depois à sanção do governador Jorginho.

E NA METADE DO DIA…

O parlamentar lageano fez a ponte aérea Florianópolis-Brasília para participar de uma agenda no Ibama. Juntamente com o deputado federal Darci de Matos relataram a situação de caos gerada no Estado devido à falta de controle populacional de javalis. Inclusive Lucas está desatualizado porque aponta existirem 200.000 javalis em Santa Catarina. Esses dados são do primeiro semestre. Podemos já estar com o dobro desses animais espalhados pelo Estado. “Estamos desesperados”, relatou o deputado aos técnicos do Ibama que o receberam juntamente com Darci de Matos.

A reunião com técnicos do Ibama relatando a situação catarinense diante do aumento da população de javalis e a falta de controle. O pedido é que o Ibama retome a autorização (licenças) para abate (de forma controlada) desses animais, afastando riscos às propriedades. Lucas observou aos técnicos do órgão em Brasília que:

“Tem setor da economia catarinense sob risco por causa daquilo que representa o javali para a sanidade da produção de suínos. Além de prejuízos às propriedades, esses animais transmitem doenças e causam essa angústia aos produtores rurais do nosso Estado”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *