HAVIA PREVISÃO DE QUE O SENADOR CONSEGUISSE ÊXITO NA CORTE CATARINENSE EM RELAÇÃO À AÇÃO QUE MIRA SEU MANDATO
No julgamento realizado em dois momentos (26 de outubro e 07 de novembro), o senador Jorge Seif (PL) obteve unanimidade dos julgadores do TRE/SC favoráveis a sua absolvição em relação à AIJE – a ação de investigação por abuso de poder econômico que pede a perda de seu mandato. A denúncia é liderada pela coligação que tem o PSD como articulador, inclusive porque Seif fora do mandato significa a ascenção do ex-governador Colombo na vaga.
Aos que torcem por Colombo é importante observar que o PSD vai recorrer imediatamente dessa decisão do TRE/SC ao TSE. E naquele tribunal superior o entendimento que predominou sobre o assunto (no julgamento do prefeito de Brusque pelo mesmo motivo) foi da perda do mandato.
PRÓS E CONTRA
Pesa contra Seif, em termos de reforço à denúncia, quando da análise no TSE, o fato da relatora do processo no TRE, ao proferir seu voto, apontar que houve crime (eleitoral). Mas a julgadora Maria do Roccio Luz Santa Ritta observou que esse (o crime) não tem potencial tão grave para levar à perda de um mandato conquistado com uma ampla votação nas urnas. E pesa a favor do senador do PL o fato de ele ter obtido unanimidade entre os sete julgadores do TRE/SC contrários à perda do mandato.
A denúncia de abuso de poder econômico contra Jorge Seif foca o fato de ele ter sido, pelo que consta nos autos, ajudado pelas estruturas comandadas pelo empresário Luciano Hang. Inclusive em deslocamentos com um helicóptero pertencente à empresa de Hang. No julgamento do TRE essa questão da aeronave foi abordada pelos julgadores e esses entenderam inexistir provas confirmando aquilo denunciado.
Pois é….. ganhar no voto é escolha soberana do povo! Já a possibilidade de ganhar no tapetão é vergonhoso! Minha opinião!