PRÉ-CANDIDATO A GOVERNADOR PELO PL, O SENADOR DISSE ISSO DURANTE PALESTRA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERES NA SERRA CATARINENSE
Jornalista Onéris Lopes (Amures) fez a cobertura da presença do Senador Jorginho Melo durante agenda em Lages onde palestrou no sábado. Ele falou aos participantes do Lidera Serra – Curso de Formação de Líderes Políticos. O presidente estadual do PL reafirmou a condição de pré-candidato a governador de Santa Catarina, no desafio de chegar ao segundo turno. Durante a fala antecipou que, se obtiver êxito nas urnas, tornando-se governador, pretende ‘ressuscitar’ o antigo Besc, o banco do Estado.
Quem também aparece no registro é Gilmar Duarte, que atua em um dos cartórios eleitorais de Lages. Durante a programação de palestras do Lidera Serra, Duarte falou sobre as regras do processo eleitoral e a legislação relacionada
PARA QUEM NÃO LEMBRA
SOBRE A HISTÓRIA DO BESC
Se ‘vivo’ estivesse, o Besc completaria no dia 21 de junho de 2022 exatos 60 anos. A instituição foi fundada por famílias alemãs naquele ano de 1962. Chegou a ter 390 agências nos municípios catarinenses e 219 postos de atendimento bancário. Após uma sequência de gestões problemáticas, inclusive gerando CPI na Alesc, o Besc passou para o controle do Governo Federal no ano de 1999. Iniciativa ali a incorporação pelo Banco do Brasil cujo encaminhamento terminou 10 anos depois (2009).
O que o Senador Jorginho, que foi funcionário do Besc aponta, na verdade não pode ocorrer do referido banco voltar a existir. O que pode ocorrer é a fundação de um novo banco estadual, com controle acionário do Governo do Estado, submetendo-se ao regramento do Banco Central.