DADOS FORAM COMPARTILHADOS DURANTE A ABERTURA DA SEMANA DO TRÂNSITO QUE ESTÁ EM CURSO
Integrantes da PRF, Polícia Militar, Diretoria de Trânsito, Corpo de Bombeiros e o consultor de trânsito Adailton Camargo, todos se integraram na ação inicial da Semana do Trânsito em Lages. Trata-se de uma programação que foca a conscientização como forma de reduzir índices de acidentes.
DADOS
Durante o seminário que marcou o início das ações de conscientização foram expostas informações como os tipos de acidentes mais frequentes. Colisões transversais e frontais são as mais comuns que, infelizmente, aumentam a incidência de mortes. Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes externas entre jovens de 5 a 18 anos de idade. E entre as principais causas dos acidentes fatais, estão imprudências como as ultrapassagens indevidas, a mistura entre álcool e direção, velocidade incompatível com o limite da via e invasão da contramão.
10 MORTOS ANO PASSADO
Coube ao 2° Sargento Jhonatan Branco, chefe do setor de trânsito do 6° BPM, mostrar que em Lages, considerando os meses de janeiro a julho, houve um salto de 433 sinistros em 2021 (ano da pandemia), para o total de 956 ocorrências em 2023. No ano de 2022 foram 10 mortes e 63 atropelamentos no município. “Isso é muita coisa para um município com cerca de 160 mil habitantes”.
Sargento Jhonatan Branco e a evolução preocupante do número de acidentes em Lages considerando o período de 2021 a 2023