A MAIORIA DAS VÍTIMAS FATAIS É FORMADA POR HOMENS. E IDADE VARIA ENTRE 37 E 95 ANOS. A MAIOR PARTE DAS VÍTIMAS APRESENTOU SINTOMAS EM JANEIRO
Fevereiro se constituiu um mês pesado em termos de perdas de vida em Lages devido às complicações da Covid-19. Chegamos neste domingo, 27, a um total de 26 mortes. Foram 15 homens e 11 mulheres que perderam a vida devido às complicações decorrentes da doença. A ampla maioria apresentava doenças pré-existentes, tendo complicações das mesmas somadas ao diagnóstico da Covid-19 e resultado, infelizmente, em morte. Ao todo 19 pacientes que faleceram tinham comorbidades. Outras sete pessoas não apresentavam doenças prévias.
Os dados são oficiais do Painel de Casos de Covid-19 em Santa Catarina e confirmados no boletim oficial da Secretaria de Saúde de Lages. E pelo que se observa, a ampla maioria das vítimas fatais em Lages neste mês de fevereiro, vieram a óbito após contrair a doença (apresentando sintomas) no mês de janeiro, quando tivemos aquela avalanche de casos, aproximando-se de 3.500 pessoas com a doença ativa na cidade.
QUAL A REALIDADE DESTE FINAL DE MÊS?
O número de pessoas em isolamento porque possuem diagnóstico positivo para a Covid-19 vem reduzindo dia a dia. Os dados apontam 687 pessoas com a doença ativa, pacientes que contraíram a Covid-19 nesta segunda quinzena de fevereiro, visto que o protocolo registra cada diagnóstico positivo no prazo de 14 dias. A ocupação de leitos de UTI diminuiu com 12 ocupações dos 18 espaços existentes e a enfermaria Covid-19 tem 39% de utilização.
LETALIDADE MAIOR EM 2022
Considerando esses dois meses iniciais do ano, Lages já perdeu 35 pessoas na luta contra a Covid-19. É um número sete vezes maior que os dois últimos meses de 2021 quando em novembro e dezembro, foram 5 óbitos por complicações da doença.