Geral

Lages aguarda exames para confirmação

Não, não tem como afirmar documentalmente que Lages já convive com casos de coronavírus na versão Covid-19. Apesar de termos 10 casos suspeitos em isolamento, sendo que pelo menos duas pessoas entubadas, não dá para falar em casos da referida gripe, visto que falta o mais importante do protocolo: o exame indicando no papel o diagnóstico.

PANDEMÔNIO NAS REDES SOCIAIS

A postura de muitas pessoas, talvez pelo medo, talvez pela postura mórbida, tem causado transtornos a familiares e amigos de pessoas que estão sendo investigadas com suspeita da doença. Desde a sexta-feira, 20, mensagens particulares e até fotos têm sido compartilhadas, apontando como sendo o primeiro caso da doença. Mas as autoridades de saúde de Lages têm repetido exaustivamente: Não há caso, enquanto não vier o documento do Lacen confirmando isso.

60 PESSOAS DO MAR PARA LAGES

Corre também nas redes sociais as fotos do grupo de pessoas, profissionais liberais, aposentados e gente da nossa comunidade, que esteve num cruzeiro marítimo, entre os quais está a professora apontada como primeiro caso de Covid-19 em Lages. Todas essas pessoas estão submetidas a isolamento, seguindo o protocolo que a situação exige.

SIM, TEREMOS CASOS

É apenas uma questão de tempo que se confirme e divulgue o primeiro e/ou primeiros casos em Lages. É inevitável. A torcida é para que isso demore, mas não há como evitar tal realidade. Daí que a confirmação de casos não pode ser motivo para desespero. O caminho é o recolhimento e a torcida para que as coisas se estabilizem, acreditando muito nas orientações das autoridades e no trabalho dos profissionais de saúde.

Há 10 casos suspeitos em Lages. Embora já se antecipe pelo menos dois casos positivos através das redes sociais, oficialmente as autoridades não confirmam porque dependem de algo essencial: o exame indicando o diagnóstico.

NÃO ESTAMOS ESCONDENDO NADA, KARINE!

Até liberei nos comentários a ponderação da internauta Karine sugerindo que a mídia está ajudando a ‘esconder’ casos de Covid-19 em Lages. E que já chegaríamos a 200 pessoas com a doença. Karine, querida, não seríamos irresponsáveis de, sabendo de algo tão grave, deixássemos de noticiar. Mas não podemos nos antecipar ao oficial. Não tem como seguirmos a manada do achismo. Temos que ter cautela.

INCLUSIVE, OBSERVE QUE…

Fomos os primeiros, após checagem minuciosa, a noticiar as mortes por possível H1N1 no canteiro de obras da Berneck. Outros colegas preferiram não divulgar, para não espalhar pânico. Mas não teríamos como deixar de informar para não sermos acusados de estar escondendo o tema. Vamos torcer para que essa sua ponderação de 200 casos não seja real, mas não temos qualquer dado oficial para concordar com você.

Compartilhe

1 comentário para: “Lages aguarda exames para confirmação”

  1. Falam muito por ai q a mídia esta abafando os casos aqui em lages circula áudio onde se fala q tem mais de 200 pessoas internadas e infectadas com a doença e isso preocupa muito até porque precisamos da verdade para nos prevenir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *