Geral

Lages altera (e amplia) locais de vacinação

SISTEMA DRIVE THRU NÃO EXISTE MAIS. PORÉM, A VACINA SERÁ DISPONIBILIZADA EM 27 LOCAIS DIFERENTES DA CIDADE, EM DIAS ALTERNADOS

A sexta-feira, 05, marcou o último dia de vacinação no sistema drive thru no Garden Shopping. A partir desta segunda-feira, 08, as doses às faixas etárias diversas estarão à disposição no Tito Bianchini e, em dias alternados, nas 27 UBS de Lages. Denominadas Polos de Vacinação Avançados, essas estruturas de atendimento à população têm salas específicas para aplicação da vacina contra a Covid-19 nas UBS (postinhos de saúde). Equipes exclusivas para a vacina estarão nas UBS, a partir de calendário prévio informado pela Secretaria da Saúde.

RAZÃO DA ALTERAÇÃO

A desativação do drive thru, mantendo local exclusivo da vacinação somente no Tito Bianchini no período da manhã (até às 13h) em em dias alternados nas UBS dos bairros, faz parte da estratégia de gestão de pessoal, considerando o que há ainda de público alvo e doses disponíveis. “Estas Unidades de Saúde receberão pessoas de todos os bairros, independente do cidadão residir ou não no bairro elencado no dia específico da vacinação”, explica o secretário Claiton Camargo de Souza (Saúde).

Todo dia uma região diferente da cidade terá o sistema volante de vacinação, na nova dinâmica anunciada pelo secretário Claiton Camargo de Souza

HORÁRIO E FIM AOS SÁBADOS

Também dentro da nova dinâmica, a vacinação aos sábados também deixa de ocorrer, concentrando-se nas UBS durante a semana, mas com um detalhe importante. Se no Tito Bianchini a vacinação é até às 13h, nas 27 UBS dos bairros de Lages o horário será das 13:00 às 16:30min, na região previamente definida. Por exemplo, nesta segunda-feira, 08, o Polo de Vacinação Volante atenderá nas UBS dos bairros:

– Vila Nova

– Santa Catarina

– São Pedro

– Frei Rogério

– São Miguel

COM AJUDA DE CARRO DE SOM

Já que a Prefeitura de Lages segue impossibilitada de realizar publicidade (mesmo naquelas campanhas relativamente mais importantes, como informar a população dessas mudanças na mecânica da vacinação) porque não foi concluída a licitação de agência, a Secretaria da Saúde não deixará de manter as pessoas informadas. Além de contar com a boa vontade dos meios de comunicação na divulgação da dinâmica (e isso tem ocorrido), um carro de som irá circular nos bairros reforçando o chamamento.

Na informação da área de Comunicação da Prefeitura consta que o prefeito Ceron entende que essa dinâmica colocará a vacinação mais perto das pessoas nos bairros. De fato, é procedente. Inclusive poderia ter sido adotada a estratégia antes, nesse sentido.

E NO MESMO SENTIDO…

Quem sabe essa dinâmica leve mais pessoas aos locais de vacinação, principalmente idosos que poderiam aderir ainda mais à imunização. No geral, a mudança parece sensata, relevante e prática!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *