Geral

Lages aprova emenda à reforma

POR 12 VOTOS A 04 AS REGRAS FOI DADO O PRIMEIRO PASSO PARA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA DE LAGES. ANTES DA REFORMA, É PRECISO ALTERAR A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO. E ISSO JÁ COMEÇOU!

Municípios com RPPS – Regime Próprio de Previdência Social – precisam aprovar suas próprias reformas previdenciárias. Nesse sentido, começou a tramitar o projeto de lei em caráter de urgência no legislativo de Lages. Os municípios têm prazo para implementar as mudanças já aprovadas em âmbito de Estado e do Brasil.

CONSEQUÊNCIA

O município com RPPS (na Serra além de Lages tem apenas Otacílio Costa) não fizer a reforma não conseguirá CND Previdenciária, indispensável para acessar recursos federais. Somente isso dá ideia da indispensabilidade da reforma aprovada. Considerando ainda o fôlego que dará ao longo do tempo o sistema previdenciário do município que apresenta um déficit mensal médio de R$ 2 milhões, dinheiro esse que deixa de ser investido em outros setores da comunidade.

ASSIM

Lages aprovou na noite da segunda-feira, 08 (em primeira votação) as mudanças na Lei Orgânica estabelecendo nova idade de aposentadoria: 65 anos para homens e 62 para mulheres. Tais mudanças precisam de uma segunda votação e, depois disso é que será apreciada a reforma propriamente dita, com um conjunto de regras para tentar equilibrar as despesas previdenciárias do município.

COMO ESTÁ?

Atualmente cerca de R$ 2 milhões por mês que poderiam ser gastos em Saúde, Infraestrutura e outras ações, são gastos para pagar o rombo (déficit) do LagesPrevi. Sem esse aporte adicional do município, aposentados e pensionistas estariam sem receber regularmente. Daí a importância (e necessidade) da reforma.

Houve uma reunião prévia discutindo pontos da reforma da previdência em Lages, no final do mês de outubro

***

Abaixo conteúdo publicitário!

EMPREENDIMENTO TERRA ENGENHARIA

RESIDENCIAL BÉRGAMO: PERTO DE TUDO

Residencial Bérgamo planejado pensando em seu conforto e privacidade, utilizando espaços de maneira eficiente e inteligente. Unidades de 2 e 3 dormitórios com opção de suíte, salão de festas mobiliado, academia, brinquedoteca e playgroundÁrea de coworking e sala de reuniões para atendimento home office.

Registro Incorporação: R3/41196

Compartilhe

1 thought on “Lages aprova emenda à reforma”

  1. Se o município tirasse da folha de pagamento do LagesPrevi, aposentados que nunca foram funcionários do município de Lages e nunca contribuíram com nosso Instituto de Previdência já acabava com esse “rombo”, sem precisar sacrificar os trabalhadores de fato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *