MALHA VIÁRIA DO INTERIOR TEM 70% DAS ESTRADAS AFETADAS E PELO MENOS 13 PONTES DESTRUÍDAS
Depois da tempestade vem a conta. É que está fazendo a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Agricultura, ao elaborar um relatório daquilo que foi afetado no interior nessas quase três semanas de chuvas. “Há necessidade de trabalho imediato em pelo menos 70% das estradas rurais, onde são incontáveis os pontos intransitáveis”. É o que aponta o relatório que a cada dia, a partir de visitas in loco às localidades, são incluídos novos dados.
Quase todas as pontes afetadas são de madeira, mas que exigem a ação para restabelecer a passagem de veículos e pessoas, afastando riscos à vinda.
NÚMEROS INICIAIS
A área rural de Lages em seus mais de 1.500 km de estradas possui 50 pontes principais. Dessas, houve avarias em 13 delas. Há ainda problemas nas próprias estradas afetadas com a correnteza que se formou ao longo das mesmas carregando cascalho que compactava e dava sustentação para o tráfego. Tudo isso precisa ser recolocado. Em uma estimativa ainda não absoluta, o cálculo aponta a necessidade de pelo menos R$ 2,5 milhões para minimizar os estragos das chuvas na mobilidade do interior de Lages.
Secretário Polaco (Agricultura) lidera pessoalmente a vistoria em locais afetados, com pontes como essa acima precisando de maquinário e homens para a recuperação que permita a travessia com segurança