MAQUINÁRIO FOI ADQUIRIDO PARA PAGAR EM 10 ANOS COM JUROS BANCADOS PELO GOVERNO DO ESTADO
“Nunca antes na história de Lages uma administração municipal adquiriu e entregou ao mesmo tempo tantas máquinas novas como agora. Neste 22 de novembro, data em que se comemoram os 247 anos de Lages, a prefeitura está apresentando no início da Avenida Duque de Caxias (onde estão expostas) um conjunto de 36 novas máquinas e equipamentos”.
ENTÃO
O relato com certa dose ufanista vinha do saudoso jornalista Loreno Siega, ao noticiar a aquisição de um lote de máquinas pela então administração Elizeu Matos e Toni Duarte. Eram patrolas (4 unidades), caminhões caçamba (10), tratores agrícolas (4), retroescavadeiras (4), equipamentos para varreção e limpeza de ruas (02), tratores e equipamentos para manutenção de estradas do interior (4), entre outros.
FORMA DE PAGAMENTO
Para aquele lote de máquinas o governo do Estado (Colombo à época) pagaria os juros e a prefeitura o principal do empréstimo junto ao Badesc. O valor das aquisições? O dobro do empréstimo atual na Câmara: R$ 8,5 milhões.

Quatro retroescavadeiras (patrolas) estavam no pacote das aquisições em 2013

Aqui o montante investido e a quantidade de aquisições feitas em 2013

Uma ideia do quantitativo de máquinas adquiridas há pouco mais de 7 anos

Equipamentos mostrados à época para atuar no meio rural em Lages

Todos juntos e misturados. O secretário Gabriel Ribeiro, deputada Carmen Zanotto e o então prefeito Elizeu naquele entusiasmo que lhe era característico fazendo relato das aquisições a um Colombo não menos admirado.
ASSIM, ENTÃO…
Embora não estejamos aqui para defender ou justificar empréstimo, mas município que não lança mão dessa alternativa, não consegue adquirir maquinário e executar obras com equipe própria.