Geral

Lages contará com o 3.º Cemitério Público

Até a metade do século Lages não vai contar com um problema que já era bastante preocupante: a falta de local para sepultamento em cemitérios públicos. Aquele do bairro da Penha já passara por algumas ampliações possíveis, porém não possuía mais espaço. Com o Cemitério Cruz das Almas não era diferente, visto a ocupação praticamente completa.

ASSIM

Quando assumiu a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços, Eroni Delfes Rodrigues tinha, entre outros problemas para administrar, a busca da resolução de uma negociação para aquisição ao município do Cemitério da Paz, situado no bairro Guarujá, ali pertinho do Aeroporto. O martelo foi batido nesta semana.

Uma ideia do que é o cemitério que era privado e foi desapropriado para servir como alternativa para sepultamento em Lages

DESDOBRAMENTO

De forma conciliatória o município de Lages, inclusive com decreto assinado pelo prefeito Antônio Ceron, está procedendo à desapropriação amigável de uma área de 2,8 hectares – 28.000 m². Além do terreno, já há estrutura de duas capelas mortuárias construídas e todas as licenças necessárias.

Secretário Delfes (Meio Ambiente) confirma informação de que o prefeito Ceron assinou o decreto de desapropriação que torna possível o terceiro cemitério público na área urbana de Lages

OS CEMITÉRIOS DE LAGES

Para você ter ideia do que temos de estrutura (e vagas), são sete cemitérios ao todo no interior nas localidades de Índios, Segredo, Mirante, Macacos, Pedras Brancas, Santa Terezinha do Salto e Rancho de Tábuas. Na área urbana eram até agora dois:

CRUZ DAS ALMAS – Área de 28.298,48 m². Possui cerca de 143 anos com sepultamentos iniciados em 1876. São 3.880 sepulturas onde estão sepultadas 12.412 pessoas. Não tem mais espaço.

NOSSA SENHORA DA PENHA – Área de 76.365 m². Há sepultamentos ali desde 1963. Possui 8.911 sepulturas cadastradas e 14.618 pessoas sepultadas. Possui 20 lugares para sepultamentos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *