Geral

Lages de olho em Brasília

A PARTIR DAS 10H ACONTECE O JULGAMENTO NO TSE QUE PODE (NÃO SIGNIFICA QUE VAI) DAR VAGA A UM LAGEANO NO SENADO

Aqui em Lages mesmo há um movimento – em forma de mensagens via rede social – torcendo para que Jorge Seif salve o mandato e, principalmente, que Colombo não herde a vaga ao Senado. O julgamento está programado para iniciar às 10h na mais alta Corte da Justiça Eleitoral, o TSE.

COMO SERÁ O JULGAMENTO

Votarão sete ministros que formam o TSE. Essa Corte é integrada por julgadores do STJ e STF. Assim, quatro deles do STJ se manifestarão, iniciando pelo ministro que responde pela relatoria do processo Floriano Marques. Ele será o primeiro a dar seu parecer. Depois será a vez dos ministros Raul Araújo, André Tavares e Maria Isabel Diniz. Após os ministros do TSE será a vez daqueles escalados pelo STF: Kássio Marques, Carmen Lúcia e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

O QUE ELES DECIDIRÃO? – Primeiramente os ministros decidem se Jorge Seif perde ou não o mandato. Há tendência muito forte do entendimento legal para isso por causa da materialização do chamado abuso de poder econômico na campanha de 2022. Depois, se haverá nova eleição (caso Seif seja cassado) ou se o segundo colocado, a partir de uma recontagem dos votos, excluindo aqueles dados ao Senador do PL, toma posse. Nesse caso, a vaga ficaria com Raimundo Colombo.

Deputada Carol Di Toni, a mais votada da história para a Câmara Federal, foi às redes dar força a Jorge Seif nesse dia do julgamento e pedindo que os 1.484.110 votos atribuídos a ele sejam respeitados!

TORCIDAS PRÓS E CONTRA

“O Colombo está querendo ressuscitar na política. Mas a carreira dele já acabou”. Foi uma das mensagens que recebemos sobre o contexto. Se o lageano terá que parafrasear Zagalo no estilo ‘vocês vão ter que me engolir’ ou se terá que repensar a ideia de não disputar mais eleição (inclusive talvez a prefeitura de Lages), tudo dependerá do julgamentodesta quinta-feira, 04.

IMPORTÂNCIA DA VAGA

E embora haja essa torcida contrária ao êxito de Colombo no julgamento do TSE, aqueles que interpretam o significado da representatividade política e o que ela representa para uma região como a Serra Catarinense, não se recolhem da torcida para que a vaga fique com o ex-governador catarinense. O somatório de recursos em emendas de um senador vai bem além dos R$ 150 milhões. Somente essa cifra dá indicativo da importância.

Colombo vira Senador da República ou não? A resposta sai nesta quinta-feira, 04 de abril em Brasília

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *