NO CASO A REFERÊNCIA É NO ATENDIMENTO A ANIMAIS SILVESTRES QUE SÃO ATROPELADOS OU VÍTIMAS DE MAUS TRATOS
Muitos animais resgatados nas diferentes regiões catarinenses, vítimas de atropelamento ou até de maus tratos, ‘pegam a estrada’ e têm como destino a cidade de Lages. Aqui ficam aos cuidados de especilialistas que atuam no Hospital Veterinário Unifacvest. O local possui estrutura para atendimento, podendo realizar procedimentos, além de se ministrar medicamentos que, na maioria das vezes, salvam espécies não encontradas com tanta frequência na natureza.
FAZENDAS E SANTUÁRIO
Além do Hospital Veterinário como referência, a partir da atuação dos profissionais e acadêmicos sob a supervisão de docentes, o Centro Universitário Unifacvest possui duas áreas rurais para aulas práticas. Uma situada ‘atrás do Morro Grande’ e a outra no município de Painel. Há ainda um santuário para os animais silvestres, espaço devidamente protegido, onde muitos daqueles salvos pela equipe do Hospital Veterinário, retornam ao habitat, após a soltura.
DE TODOS OS LUGARES
Esse refúgio da fauna silvestre está situado nas proximidades da BR-470. “A Unifacvest é referência no cuidado a animais silvestres em Santa Catarina”, confirma o Reitor, Giovane Broering, observando que há casos de atendimento de espécies que chegam de cidades distantes como Blumenau, Joinville e assim por diante.
Aqui o flagrante do atendimento de um ‘paciente’ que foi resgatado após um atropelamento, submetido a atendimento, salvo e, depois de monitorado e apresentando boas condições de retorno à natureza, devolvido ao habitat.